Cidadeverde.com

Teresina está em alerta para dengue e retira 680 mil ovos do mosquito

Imprimir

Foto: Roberta Aline

A Gerência de Zoonoses informou, na manhã deste sábado (29), que mais de 680 mil ovos do mosquito Aedes aegypti foram retirados em pontos estratégicos da cidade de Teresina.

A zona Norte é a que apresenta maior índice de infestação, devido aos depósitos de materiais recicláveis. Em seguida, a zona Leste, devido aos canteiros de obra. As zonas Sul e Sudeste foram onde se encontrou menos ovos do mosquito.

A gerente de Zoonoses, Oriana Bezerra Lima, disse que em Teresina as notificações de casos de dengue aumentaram em 40%. Nesse ano, já são 2.400 casos notificados da doença, de janeiro até a semana passada. Oriana esclarece, entretanto, que não há risco de epidemia, mas a cidade está em condição de alerta devido ao período crítico, que compreende o primeiro semestre.

"Nesse período chuvoso, há um aumento de incidência, mas não há risco de epidemia. A partir do segundo semestre, os índices são reduzidos, mas é preciso que a população adote medidas, não só no período chuvoso, mas também nos demais meses do ano", declara a gerente.

Segundo ela, o índice de infestação na capital está 2,2%, considerando o levantamento feito do final de abril ao início de maio. Isso significa que a cada 100 imóveis, dois tinham criadouros. Oriana diz ainda que o levantamento diz respeito a pontos estratégicos, considerados pela prefeitura como borracharias, sucatas, cemitérios e depósito de material reciclável.

Foto: Roberta Aline

Nesta manhã, equipes da Zoonoses e demais profissionais da Fundação Municipal de Saúde (FMS) estão no bairro Tancredo Neves, zona Sudeste, para conscientizar moradores sobre como evitar criadouros do Aedes aegypti, mosquito que provoca dengue, zika e chikungunya.

Oriana frisa que é preciso mudar os hábitos da população, que teima em jogar lixo na rua e manter água acumulada de forma inapropriada. "Aumentamos em 40% as notificações nesse período chuvoso, que foi mais longo. De janeiro a 31 de maio, 682 mil ovos do mosquito foram retirados. No ano passado inteiro, foram retirados 475 mil ovos", explica a gerente.

Amparo Salmito, do setor de atenção básica da FMS, também participa da Ação Meu Bairro é Limpeza. Ela considera que a ação é mais uma estratégia da Fundação, junto às SDUs, para reforçar a importância da limpeza dos bairros e as ações de atenção básica. "Apesar da campanha de retirada sistemática dos lixos, ainda se encontra muitos ovos do Aedes aegypti. Isso coloca em risco a vida das pessoas", enfatizou.


Flash de Yala Sena
[email protected]
 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais