Cidadeverde.com

Seplan conclui oficinas setoriais de elaboração do PPA 2020-23

Imprimir

Prover suporte metodológico ao processo de construção do programa temático garantindo seu alinhamento ao direcionamento estratégico definido pelo governador é o papel principal da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) na elaboração do PPA 2020-23. Na oficina de hoje, com representantes do Ministério Público, Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas, Defensoria Pública e Tribunal de Justiça foi apresentado um diagnóstico do Estado em relação aos órgãos participantes e iniciada a discussão, entre equipes, para definir linhas de ação que serão incluídas no novo PPA.

Para o secretário de Estado do Planejamento, Antonio Neto, é muito importante a participação de todos os órgãos na elaboração do PPA, o que possibilita uma integração maior entre os produtos e entre as ações que devem ser implementadas. “Nós estamos apresentando a metodologia, estabelecendo os objetivos estratégicos, o que vai nos levar ao estado que queremos, mais desenvolvido, socialmente mais justo, que possa oferecer serviços essenciais dignos para a população em todas as áreas, com sustentabilidade ambiental e que seja transparente, que preste contas, que apresente, ao longo de um período de quatro anos, resultados positivos para a sociedade. Para fazer planejamento é preciso integrar todas as áreas e é exatamente isso que estamos fazendo”, ressaltou o gestor.

Na primeira etapa de preparação para a elaboração do PPA 2020-23 são definidas as ações estratégicas, os indicadores, as diretrizes setoriais, as metas que devem ser alcançadas até 2023 e os objetivos de cada setor, que contribuirão para o processo de desenvolvimento do estado.

De acordo com Rejane Tavares, superintendente de Planejamento Estratégico e Territorial da Seplan, as metas são: atingir o IDH alto até 2022, aumentar o PIB do estado e trabalhar em consonância com os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS).

Em relação às oficinas, Rejane Tavares explica como funcionam. “Hoje, foram trabalhados os objetivos para cada um dos órgãos envolvidos e elaborados os indicadores. Amanhã, haverá uma revisão desse material e a construção dos desafios setoriais. Esse material volta ao seu órgão para que seja validado pelos gestores. Depois disso, o material é inserido no sistema de acompanhamento e elaboração do PPA e na segunda etapa, de 8 a 12 de junho, serão elaboradas as ações”, finalizou a superintendente.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: Seplan