Cidadeverde.com

Argentina pede explicações sobre não utilização do VAR e cita uso político de jogo por Bolsonaro

Imprimir

A Associação de Futebol Argentino (AFA) enviou nesta quarta-feira carta à Conmebol em que reclamou da arbitragem do jogo com o Brasil. O documento de seis páginas, assinado pelo presidente da entidade Claudio Fabián Tapia, questionou a não utilização do VAR em dois lances de possível pênalti e também comentou o uso político da partida pelo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, no Mineirão, em Belo Horizonte.

No intervalo do jogo, Bolsonaro desceu das tribunas para o campo e deu uma volta olímpica. "Foram evidentes as manifestações políticas durante o desenvolvimento do jogo", informou trecho da carta. "Os princípios da Fifa e da Conmebol, de não ingerência, e a proibição que rege todos seus membros de realizar manifestações políticas em um evento desportivo deveria ser advertida pela comissão presente", prosseguiu Tapia.

Sobre a partida, a AFA reclamou especificamente de dois lances que poderiam ter sido assinalado pênalti para a Argentina. No primeiro, Daniel Alves derrubou Agüero dentro da área quando o placar ainda estava 1 a 0. No lance seguinte saiu o segundo gol brasileiro. Pouco depois, Arthur acertou uma cotovelada em Otamendi dentro da área.

"Ficou evidente que a Seleção Nacional foi claramente prejudicada pela comissão de arbitragem encabeçada pelo árbitro Roddy Zambrano durante toda a duração da partida e em particular pela não utilização do VAR em duas jogadas concretas que poderiam, sem dúvidas, reverter o resultado final", disse o dirigente argentino, referindo-se ao juiz equatoriano.

O brasileiro Wilson Seneme, presidente da comissão de arbitragem da Conmebol, também foi alvo da nota. A AFA ameaça pedir o afastamento do brasileiro do cargo caso as explicações não sejam satisfatórias.

"Concretamente, Wilson Seneme, terminada a primeira fase da Copa América, comunicou um balanço da utilização do VAR e informou que a tecnologia interveio em 17 ocasiões nas 18 partidas disputadas. A incompetência de Seneme se mostra porque o balanço sobre o VAR não se mede pelo número de vezes que se utilizou, mas as vezes em que se omitiu de utilizar a ferramenta." 

A nota também aproveita para reclamar de outros problemas do torneio realizado no Brasil como "estádios com pouco público, campos de jogo em muito mal estado e queixa de jogadores a respeito da organização, segurança e hospedagem".

A seleção brasileira derrotou a Argentina por 2 a 0, na noite desta terça, no Mineirão, e garantiu sua vaga na final da Copa América, no domingo.

Por João Prata
Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais