Cidadeverde.com

Chuvas chegam mais cedo no Cerrado e B-R-O-Bró será típico, aponta climatologia

Imprimir

Foto: Eduardo Rocha /  Corrente-PI / Reprodução Redes Sociais 

Chuvas intensas devem ser registradas no extremo Sul do Piauí no último trimestre deste ano. A previsão para o final de 2019 foi divulgada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e aponta para a formação de precipitações na região do MATOPIBA ( Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

“Desde o ano passado essas precipitações foram registradas em outubro e a previsão é de que se intensifiquem em outubro deste ano”, adianta o climatologista Werton Costa. 

O retorno à normalidade do período chuvoso da região quebra um difícil período de estiagem que teve o seu ápice em 2015, e vem reduzindo desde o final de 2017.

“Após este período de seca nós temos uma condição de resfriamento das águas do (oceano) Pacífico e esse resfriamento já deve provocar no segundo semestre um ambiente extremamente favorável a chuvas no extremo sul do Piauí”, explica Werton.

As chuvas devem começar oficialmente em novembro na faixa cerradeira, na região dos municípios de Corrente, Gilbués, Bom Jesus, Alvorada, Colônia e Cristalândia. A previsão é de chuvas bem distribuídas.

O fenômeno se deve ao resfriamento das águas do oceano Pacífico que alterou a temperatura da água para graus intermediários. A variação foi detectada pelo NOOA (National Oceanic and Atmospheric Administration), órgão ligado ao governo dos Estados Unidos. O resfriamento das águas do oceano Pacífico resulta em fatores que propiciam a chuva na região do Nordeste onde o extremo sul piauiense está mais próximo.

Alerta

A previsão de aumento no número de chuvas serve de alerta para os municípios. Segundo a Defesa Civil do Piauí, apenas 20% dos municípios piauienses possuem plano de contingência.

O plano é uma ação preventiva e alternativa em caso de adversidades, como alagamentos e deslizamentos por conta do período chuvoso.

Agronegócio

A previsão de precipitação vai ao encontro da atividade econômica da região que abriga grandes produções de grãos e algodão, além da atividade pecuarista. 

Teresina e região do semiárido

A notícia da antecipação das chuvas no Piauí vale apenas para o extremo sul. Regiões como o semiárido, em municípios como Picos, Oeiras, Valença; e no norte, como Teresina, a temporada de chuvas chega um pouco depois, no mês de janeiro. 

B-R-O-Bró

A neutralidade das temperaturas do oceano pacífico não afeta as altas temperaturas típicas do estado. “Continua calor, umidade baixa e B-R-O-Bró típico”, explica o climatologista.

 

Valmir Macêdo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais