Cidadeverde.com

Documentário sobre Projeto Liberdade será lançado nesta sexta

Imprimir

Idealizado pela bailarina e coreógrafa Luzia Amélia, o Projeto Liberdade usa a dança como instrumento de transformação das mulheres afrodescendentes em situação carcerária, em Teresina. O projeto virou documentário, assinado por Sérgio Caddah, e a pré-estreia será nesta sexta-feira (26), a partir das 18h, no Teatro Torquato Neto. A entrada é gratuita.

Atualmente, a maioria das mulheres privadas de liberdade é de negras. O Brasil é um dos maiores representantes do processo de encarceramento em massa no mundo, e o quarto país com maior número de pessoas presas.

Entre os anos 2000 e 2016, o país teve um relevante aumento de 157% da população carcerária, com elevação de cerca de 700% da população feminina presa. Em âmbito nacional, 68% das mulheres encarceradas são negras, ainda não tiveram julgamento, muitas são presas provisórias e 50% são jovens e não concluíram o ensino médio.

A primeira fase do curta documentário acontece no entrelace de duas áreas que, embora sejam distintas, convergem no objeto de criação, o corpo dessas mulheres: a dança e o cinema que atuarão como mediadores entre as reeducandas e a sociedade.

O Projeto Liberdade tem apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), do Sistema Estadual de Incentivo à Cultura (Siec) e da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais