Cidadeverde.com

Conheça seis utilidades do bicarbonato de sódio na cozinha

Imprimir

As aplicações do bicarbonato de sódio na limpeza são conhecidas, como ser usado com o vinagre para desinfetar e limpar diferentes superfícies. Mas ele também é ótimo para o preparo de alimentos no dia a dia. Duvida? Conheça então formas de usá-lo na cozinha.

Fermento no preparo de massas

Na hora de preparar bolos, pães e cookies, o bicarbonato de sódio também pode ser muito útil, pois atua como fermento, auxiliando no crescimento da massa. Além disso, ele também ajuda a deixá-la mais macia.

Ótimo para amaciar carnes

Uma boa dica é usar o bicarbonato na marinada (com limão, alho e outros temperos, por exemplo). Basta colocar uma colher de chá desse ingrediente que já faz uma grande diferença. Deixe a carne imersa na marinada durante algumas horas e, depois, é só cozinhar.

Preparo de alimentos empanados

Quando se trata de preparar alimentos empanados, como o frango à milanesa, o bicarbonato de sódio também é muito útil. Ele deve ser usado junto com a farinha de rosca, dando mais crocância. Você pode usá-lo para empanar carnes, salgadinhos de festa e até mesmo vegetais.

Cozimento de vegetais

Outra dica interessante é colocar uma pitada de bicarbonato na água de cozimento de vegetais - como brócolis, couve-flor outras hortaliças verde-escuras e até mesmo sementes. O bicarbonato faz com que eles fiquem com as cores bem vivas, intensas e com um bom aspecto.

Lavagem de frutas e legumes

Na hora de lavar as frutas, legumes e vegetais, é possível usar um pouco de bicarbonato de sódio. O ideal é que você deixe os alimentos de molho em uma solução com água e bicarbonato durante alguns minutos - assim, ficam higienizados e prontos para o cozimento.

Lavagem das panelas

Sabe aquela mancha de queimado no fundo de algumas panelas? O bicarbonato de sódio é ótimo para resolver esse problema. Coloque um pouco de detergente e bicarbonato em uma esponja e esfregue bem o local da mancha. Você também pode fazer isso para lavar travessas ou a parte de aço inox do fogão. 

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais