Cidadeverde.com

CEU Sul, Casa da Cultura e Teatro do Boi oferecem Oficinas de Teatro

Imprimir

A arte invade toda Teresina. Para todo lugar que se olhe é impossível não notar a cultura que se espalha pela cidade. Pensando nisso, vários espaços como o CEU – Centro de Arte e Esporte Unificado Sul, a Casa da Cultura de Teresina e o Teatro do Boi estão desenvolvendo oficinas de teatro que, além de valorizar e explorar o cenário artístico-cultural existente na cidade, também oferece trabalhos sociais que transformam a vida de muitas pessoas. As aulas iniciam no próximo mês de agosto e as inscrições já estão abertas.

Os três espaços que realizam as oficinas são mantidos pela Prefeitura de Teresina. O CEU Ana Maria Rêgo fica localizado no Portal da Alegria, zona Sul, e é referência de arte e esportes com um espaço para a prática esportiva, biblioteca e teatro, que recebe duas oficinas de arte da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC). A Casa da Cultura fica situada na Rua Rui Barbosa, Centro/Sul, e o Teatro do Boi fica na Rua Rui Barbosa, no bairro Matadouro.

No CEU Sul serão ministradas duas oficinas. A primeira é a de Teatro Criança e Pré-adolescente, que será realizada às terças, das 14h às 15h30, tendo como objetivo trabalhar a iniciação teatral utilizando as técnicas como instrumento de transformação e autoconhecimento dos participantes. Serão desenvolvidos vários exercícios que estimulam a criatividade e a tomada de decisões, trabalham a desinibição, a concentração e o equilíbrio emocional. A segunda é a Oficina de Iniciação Teatral – Formação Base (Jovens e Adultos), que será realizada também às terças, das 16h às 18h, e propõe um estudo mais voltado para a formação básica do ator dentro do campo da interpretação, preparando os participantes para as primeiras experiências interpretativas.

Na Casa da Cultura de Teresina três oficinas serão realizadas. A primeira é a Oficina de Teatro Criança e Pré-adolescente, às quintas, das 14h às 16h. A segunda é a Oficina de Teatro para Melhor Idade, às terças, das 8h às 10h. A última é a Oficina de Iniciação Teatral – Formação Base (Jovens e Adultos), às sextas, das 8h às 10h.

No Teatro do Boi é realizado o Núcleo de Formação de Atores para jovens a partir dos 14 anos. Acontece às segundas, das 16h às 19h30, e tem como objetivo trabalhar a formação do ator associando o trabalho em duas vertentes: o desenvolvimento prático com exercícios teatrais, jogos, improvisação, trabalho de corpo, voz e sensibilidade vivencial e a vertente teórica, com estudo dos elementos históricos, conceituais e metodológicos.

As oficinas são ministradas pelo diretor teatral Wanden Lima. Ele é formado em Direção Teatral e já coordenou várias oficinas de teatro por toda capital, já foi diretor do Ciarte Matadouro/Teatro do Boi e fundador de diversos grupos no Piauí. Wanden, além de ter participado de muitos Festivais de Teatro em outros estados, apresenta uma estante cheia de prêmios pelo seu trabalho.

Os cursos são gratuitos, com 30 vagas disponíveis para cada turma. Os interessados podem se inscrever nos próprios espaços onde estão oferecendo as oficinas.

 

 

Da redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais