Cidadeverde.com

Brasileira vai ter novas eleições para prefeito e vice neste domingo (4)

Imprimir

Fotos: Hérlon Morais/Cidadeverde.com

Mais de 6.600 piauienses do município de Brasileira, elegem neste domingo (04) um novo gestor para a prefeitura da cidade.

São candidatos ao pleito Carmen Jean Veras de Menezes (Progressistas), que tem como vice Patricia Pimentel Cerqueira, e Alan Juciê Mendes de Menezes (PSD), com o vice Rychardson Menezes Pimentel.

Em 2016, Carmen Jean disputou as eleições com a empresária Paula Araújo (PSD), que venceu em um resultado apertado (50,07% dos votos)  e teve o mandato cassado em abril deste ano. A candidata do Progressistas tenta assumir a gestão da prefeitura contra Alan Juciê, que assumiu o mandato interinamente como vereador enquanto presidente da Câmara. Alan é correligionário da prefeita reeleita cassada.

Foto: Montagem/TSE

Brasileira é o único município do Piauí na lista dos 34 que elegerão novos prefeitos em 2019, em respeito a decisões do Tribunal Superior Eleitoral. No primeiro semestre, 16 prefeituras no Brasil realizaram novas eleições e outros 18 municípios têm eleições previstas até setembro.

Serão usadas 29 urnas para os 6.693 eleitores aptos a votar. 

Cassação

Os ex-gestores Paula Miranda Araújo e o vice Amarildo de Sousa Melo foram cassados após denúncia de contratação de servidores em período vedado durante o período eleitoral em 2016. A decisão foi decretada em maio deste ano e desde então o presidente da Câmara Municipal exerce o cargo de chefe interino do Poder Executivo.

Posse

O Tribunal Regional tem até o dia 23 de agosto para diplomar os candidatos eleitos. A posse dos eleitos nas novas eleições é ato administrativo e será feita pela Câmara de Vereadores, após a diplomação.

Esta quinta-feira (01) é o último dia para a realização de debates, podendo se estender até as 7 horas do dia 2 de agosto, e o último dia para propaganda política mediante reuniões públicas ou promoção de comícios.

Os candidatos têm até o dia 11 de agosto para encaminharem à Justiça Eleitoral as prestações de contas das campanhas.

Reforço policial

A relações públicas da Polícia Militar confirmou que serão diligenciadas equipes para reforçar a segurança do município no período eleitoral. 

 

Valmir Macêdo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais