Cidadeverde.com

Projeto Rondon encerra fase de atividades na cidade de Inhuma

Imprimir

No dia 25 de julho foi encerrada essa fase das atividades do Projeto Rondon no município de Inhuma, o encerramento que ocorreu no Poliesportivo Mussa Demes contou com apresentações dos artistas Lucas Meneses, Ana Clara e Nathielly Rocha, Neto Lira e Santana de Manaus, a banda de percussão do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com o maestro Neto Chaves além de apresentações dos rondonistas maranhenses com poesia e ballet e os gaúchos com danças típicas como Maçanico e Vaneirão. O grupo que chegou na cidade no domingo (14) estava alojado na Escola Manoel Macedo, centro de apoio e dormitório dos universitários e professores durante o projeto. 

Durante o período em que os rondonistas estavam no município foram colocados em prática seus saberes através das oficinas e cursos oferecidos à população, todas as atividades foram projetadas afim de repassar para as pessoas medidas simples que podem mudar a vida dos inhumenses e do planeta.Foram quinze dias de muito trabalho nas mais diversas áreas – direito civil, políticas públicas, documentário fotográfico, agricultura familiar, alimentação saudável, meio ambiente, reciclagem, entre outros – e ofertados a todas as idades. O grupo composto pelos alunos maranhenses da FAI – Faculdade do Vale do Itapecuru sob liderança da professora Karla e o professor Padre Luís, os gaúchos da URI - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Campus Santiago comandados pela professora Aline Martins e o professor Lucas Sudati, além do apoio do exército exercido pelo Sargento Odilon do 25º BC – Batalhão de Caçadores, função denominada “anjo”.  

A cidade de Inhuma pôde conhecer através dos jovens universitários um pouco da cultura gaúcha e maranhense, por meio de apresentações culturais, nas praças do município e indiretamente participando da rotina dos mesmos. Compartilhar o chimarrão foi uma das peculiaridades dos gaúchos que fizeram os inhumenses sentir através do mate o gostinho do interior gaúcho.

O Projeto Rondon, sob coordenação do Ministério da Defesa, é conduzido em estreita parceria com o Ministério da Educação, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, o Ministério da Saúde, o Ministério do Meio Ambiente, o Ministério da Integração Nacional, o Ministério do Esporte e a Secretaria de Governo da Presidência da República.

É uma ação interministerial do Governo Federal realizada em coordenação com os Governos Estadual e Municipal que, em parceria com as Instituições de Ensino Superior, reconhecidas pelo Ministério da Educação, visa a somar esforços com as lideranças comunitárias e com a população, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania.

O Projeto Rondon prioriza, assim, desenvolver ações que tragam benefícios permanentes para as comunidades, principalmente as relacionadas com,a melhoria do bem estar social e a capacitação da gestão pública. Busca, ainda, consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, contribuindo na sua formação acadêmica e proporcionando-lhe o conhecimento da realidade brasileira.

Ascom 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais