Cidadeverde.com

Novo Laboratório Dr.Raul Bacellar será inaugurado na sexta

Imprimir

Atualizada às 15h55

A nova sede do Centro de Diagnóstico por Exame  Dr. Raul Bacellar, laboratório de análises clínicas da Prefeitura de Teresina, será inaugurada nesta sexta (09). O novo endereço localiza-se na Rua professor Joaquim Gomes s/n, ao lado da Praça Prefeito João Mendes do bairro Saci, zona Sul. 

O  laboratório municipal atua na rede hospitalar, na Atenção Básica de Saúde, na realização de exames para diagnóstico de doenças. Ele também é um processador de dados de saúde fundamental ao gerenciamento das ações estratégicas em saúde pública do Piauí.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que "o prédio tem instalações mais adequadas, equipamentos de última geração seguindo os padrões do Ministério da Saúde de biossegurança".

A coordenadora do Raul Bacellar, Evelma Vasconcelos, comentou os investimentos no laboratório. "Além da mudança com a estrutura física, que foi ampliada e construída, tivemos o investimento na automação de exame e a aquisição de equipamentos. Isso faz com que o laboratório venha a realizar mais exames com menor custo, com quantitativo menor de recursos humanos". 

Hacker 

Sobre a divulgação dos resultados dos exames feitos pelo local, a coordenadora disse que está normalizado. 

"Nós tivemos uma invasão por hacker no dia 22 de julho. Os exames da urgência nós conseguimos fazer manual, pois prestamos essa relevante serviço para a rede hospitalar. Então, não podíamos parar porque nossa estrutura é grande. E, agora, já está normalizado".

Apesar dessa normalização do sistema, a coordenadora lamentou que alguns dados foram perdidos realizados anterior ao dia 19 de julho. "Nós tivemos uns exames que não estavam prontos, estavam sendo liberados no sistema, e o usuário infelizmente vai ter que repetir, no caso (dos exames) de rotina. Vai ser necessário coletar uma nova amostra para refazer o exame, mas são poucos". 

 


Foto: FMS/Divulgação

 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais