Cidadeverde.com

Deputado lança campanha para climatização de escolas públicas

Imprimir

A alta temperatura no Piauí durante todo o ano é considerada por alunos e professores um dos fatores que prejudicam a aprendizagem. Baseado nisso, o deputado João de Deus (PT) conseguiu o apoio do governador Wellington Dias (PT) para climatizar as escolas públicas estaduais, proposta que começa a ser colocada em prática em 2009.

O líder do governo na Assembléia destinou R$ 150 mil de emenda individual ao Orçamento Geral do Estado para climatizar duas escolas em Teresina. Segundo ele, o governador e o deputado federal Nazareno Fonteles (PT) apostaram na idéia, ampliando o número de instituições benefiadas.

“Conversei com o governador e ele disse que, para cada escola que eu destinasse verba para climatização, ele colocaria mais em mais uma. O deputado Nazareno Fonteles também colocou emenda no Orçamento Geral da União para climatizar escolas. Com isso, serão 10 escolas de Teresina para começarmos a largada dessa campanha de climatização”, declarou.

João de Deus disse conhecer o drama do calor em sala de aula e, citou como exemplo o Colégio Paz da Costa, no bairro Buenos Aires, zona norte de Teresina. De acordo com o deputado, “havia uma professora gestante dando aula em uma sala sem ventiladores. Todo mundo suado e isso é extremamente complicado para desenvolver um raciocínio nessa situação”.

O parlamentar lembrou que o governo já fez a climatização de todas as enfermarias e hospitais públicos do Estado, afirmando que “às vezes um deputado chega a dizer que não acha isso importante. Isso porque muito deles não precisam utilizar hospital público e não sabe o que é uma pessoa com o calor de outubro em uma enfermaria ou em um hospital. Agora é hora de brigarmos pela climatização das escolas”.

A definição de quais escolas começam a ser climatizadas nessa primeira etapa passará ainda por uma reunião com diretores na Secretaria de Educação.

“Essa é uma contribuição que queremos dar e iremos cada vez mais redobrar esforços junto ao governo e aos parlamentares para climatização dos espaços públicos, como as escolas, para que assim possamos ter um ambiente cada vez melhor”.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: