Cidadeverde.com

Palestra discute futuro de empresas familiares no Piauí

Imprimir

Foto: Ascom 

“Sucessão familiar: como e quando passar o bastão” foi tema de palestra promovida pela Associação Industrial do Piauí (AIP) nessa semana, no prédio da Federação das Indústrias do Piauí (FIEPI). O momento foi conduzido pelo presidente do Instituto Empresariar, Cícero Rocha, referência nacional em empresas familiares com atuação no segmento há 16 anos.

O palestrante apresentou os principais problemas enfrentados por empresas familiares e as soluções para que os empreendimentos possam crescer e alcançar várias gerações com estabilidade e melhor saúde financeira. Cícero Rocha apresentou ainda o método Balanced Family Business (BFB), criado pelo instituto Empresariar, e validado em mais de 600 projetos no Brasil. O objetivo do método é que funcionários especializados atuem no processo de sucessão das empresas.

"Com esse método os especialistas realizam um raio-x da empresa, com o objetivo de identificar os seus riscos, as oportunidades e mostrar que é possível balancear uma empresa familiar, tornando-a de sucesso. O mais importante é que esse trabalho é desenvolvido também respeitando a essência de cada família empreendedora, de uma forma que os membros desse negócio continuem se respeitando e trabalhando para gerir uma grande empresa”, explicou.

Segundo Cicero Rocha as empresas familiares são as mais rentáveis, mais lucrativas, além dos melhores locais para trabalhar, bem como as que crescem mais rápido e representam 40% do PIB. Porém, atualmente 70% delas não chegam aos filhos, 87% não chegam aos netos e 95% não chegam aos bisnetos, principalmente por conta de fatores emocionais e porque os pais não imergem seus sucessores dentro das empresas.

“Isso traz sérios problemas, primeiro de ordem emocional, pois gera um transtorno na família. Também gera desempregos, perda de patrimônio e prejuízos para a economia. Então, porque isso acontece? Por uma ausência de uma metodologia aplicada. Há 16 anos a gente cuida de toda a família, da empresa, da equipe de colaboradores e dos sócios. Isso tudo com metodologia aplicada”, revelou o palestrante.

Conhecendo o número expressivo de empresas familiares no Estado do Piauí, o presidente da AIP, Andrade Júnior avaliou pertinente a realização da palestra para os empresários do Estado, contribuindo para o fortalecimento das indústrias e empresas na geração de mais emprego e renda para todos.

“Quando assumimos a presidência da AIP percebemos algumas demandas e, entre elas, o grande número de empresas familiares no nosso estado que são em torno de 95% do total. E fora toda dificuldade que nós empresários já temos aqui no Piauí e no Brasil, temos ainda mais essa, somos empresas familiares e não estamos prontos para sucessão. Então, pensei em fazer um convênio com o instituto Empresariar, para compartilhar esse conhecimento e consultoria aos empresários e aumentar a sobrevida dessas empresas. A partir disso, levamos renda para a família, para a cidade e para o nosso Estado, gerando emprego e renda por muitos anos”, finalizou.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais