Cidadeverde.com

Cidade Verde lança torneio inédito de futebol feminino no Piauí

Imprimir

Fotos: Carlienne Carpaso/Cidadeverde.com

O Grupo Cidade Verde, a Federação de Futebol do Piauí (FFP) e a Secretaria  Municipal de Esportes e Lazer de Teresina (Semel) se reuniram, na manhã desta quinta-feira (15), para firmar uma nova parceria. Depois do sucesso do projeto de base no futebol masculino, será lançada a Copa Cidade Verde de Futebol Feminino Sub-17. 

A nova competição seguirá os moldes da Copa Cidade Verde Sub-13 de futebol masculino, que reuniu 30 equipes no primeiro semestre deste ano. A estimativa é que entre 30 a 40 times possam participar do torneio feminino, que será aberto para equipes de Teresina e também do interior do Piauí.

A reunião desta quinta-feira (15) deu o ponta pé para a realização da nova Copa, que tem garantidos R$ 10 mil em premiação. A previsão é que as inscrições sejam abertas no dia 2 de setembro. A solenidade de abertura, com o primeiro jogo da competição, está agendada para 5 de outubro, no estádio municipal Lindolfo Monteiro. Outros detalhes serão definidos nas próximas semanas. 

Robert Brown, presidente da FFP, acredita que a Copa Cidade Verde de Futebol Feminino Sub-17 será uma oportunidade para que surjam novos nomes no esporte, a exemplo de Júlia Beatriz (Iranduba-AM), Valéria (São Paulo) e Adriana (Corinthians), todas integrantes de seleções brasileiras. 

"Nós aqui no Piauí só temos o futebol feminino profissional. É o momento, até pelo apelo da Marta, que essa Copa do Mundo Feminina teve agora, é importante essa competição Sub-17 para que apareçam, a gente tem certeza que temos várias jogadoras que não são vistas."

Miguel Rosal, secretário de esportes e lazer, lembra o sucesso da Copa Cidade Verde Sub-13 e demonstrou confiança no novo torneio. "Nós estamos com uma parceria muito forte com a TV Cidade Verde e a FFP e a Semel. Será um sucesso. As mulheres do estado do Piauí clamam por isso há muito tempo. É a vez delas. Nós temos que incentivá-las, fazer um futebol bonito. Com essa parceria, não tem o que dar errado".

CBF Social

A abertura da Copa Cidade Verde Sub-17 de Futebol Feminino será parte da programação de um seminário a ser promovido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) entre os dias 2 e 5 de outubro: o CBF Social. 

O evento será voltado treinadores e outros interessados na difusão do futebol feminino, com palestras, uma seletiva para atletas de até 16 anos e um festival com jogos no Lindolfo Monteiro. 

O CBF Social será encerrado no dia 5, com a abertura da Copa Cidade Verde Sub-17 de Futebol Feminino. 

Iniciativa inédita
A Copa Cidade Verde Sub-17 Feminina será a primeira competição de base para mulheres promovida pela Federação de Futebol do Piauí, e uma das primeiras no Brasil, que ainda dá os primeiros passos na difusão do futebol feminino. 

Em 2018, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) determinou que clubes classificados para a Libertadores e Copa Sul-Americana no futebol masculino só disputarão os torneios se tiverem equipes no feminino - uma profissional e outra em categorias de base. A imposição forçou clubes a montarem seus times, que precisam de competições para disputarem. 

Depois da medida, e da repercussão após a Copa do Mundo de Futebol Feminino deste ano, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) iniciou sua primeira competição de base: o Campeonato Brasilerio Feminino Sub-18, que começou a ser disputado no mês de julho com 24 equipes - 4 nordestinas, sendo 3 da Bahia e uma de Pernambuco. 

Para competições nacionais futuras, a FFP precisa ter o seu torneio estadual, que sirva como seletiva para os próximos campeonatos brasileiros. 

Fábio Lima (da Editoria de Esportes)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais