Cidadeverde.com

De moral renovado, Tite encara velhas questões na seleção

Imprimir

Houve críticas ao perfil dos convocados, ao futebol apresentado e à presença de seu filho na comissão técnica, mas Tite cumpriu seu objetivo na Copa América.

Foto - CBF

O técnico conquistou seu primeiro título na seleção brasileira e recuperou parte do prestígio que exibia até a derrota na Copa do Mundo de 2018. 

Agora, volta a lidar com as questões que enfrentava antes de erguer a taça.

Uma delas é o que fazer com Neymar, que ficou fora da campanha vitoriosa por lesão e continua com problemas que vão além da parte física.

Outra é como renovar o time de olho no Mundial de 2022, no Qatar, tarefa que se tornou mais complicada justamente pela eficiência dos veteranos no caminho para o troféu sul-americano.

O treinador começará a mostrar nesta sexta-feira (16) qual é seu plano para a sequência da equipe nacional. A partir das 10h (de Brasília), ele vai convocar 23 atletas para os amistosos marcados para o mês que vem nos Estados Unidos - contra a Colômbia, no dia 6, em Miami, e contra o Peru, no dia 10, em Los Angeles.

Sejam quais forem as escolhas anunciadas na sede da CBF, no Rio de Janeiro, Tite certamente terá de responder muitas perguntas sobre o atacante Neymar. Tem sido assim em quase todas as entrevistas do gaúcho, e raramente as questões são ligadas ao que pode fazer o craque com a bola no pé.

Na preparação para a Copa América, a indagação era sobre os atos de indisciplina do atleta no Paris Saint-Germain -que não lhe custaram a vaga na seleção, mas tiraram de seu braço a faixa de capitão do time verde-amarelo.

Isso ficou para trás no momento em que surgiu um problema maior: uma acusação de estupro contra o jogador.

O processo foi arquivado, mas o atacante de 27 anos continua envolvido em situações polêmicas. Ele vem treinando separadamente no PSG, já deixou claro o seu desejo de deixar o clube e não atua desde 5 de junho - data da lesão no tornozelo direito que lhe tirou a possibilidade de jogar a Copa América.

Por isso, a convocação de Neymar para os amistosos de setembro não é dada como certa, embora considerada provável. Tite costuma tratar o camisa 10 com reverência e sempre o coloca entre os três maiores jogadores do mundo, embora ele não tenha sido incluído nem na lista dos dez melhores nos dois últimos anos.

A decisão sobre como lidará com a questão não é a única a ser anunciada pelo comandante. Outro ponto importante é a renovação da equipe e sua formação no caminho para a Copa do Mundo de 2022.

Tite foi questionado pela idade do grupo na Copa América - que, mantido até o Qatar, chegaria ao Mundial com 30,7 anos de média e seria o mais velho do país em toda a história das Copas. Estava envelhecida sobretudo a defesa, com Daniel Alves, 36, Thiago Silva, 34, e Filipe Luís, 33, titulares.

A aposta do técnico funcionou na Copa América. A idosa e eficiente zaga brasileira foi vazada apenas uma vez em seis partidas na disputa sul-americana, em um pênalti no mínimo duvidoso. 

E o veterano Daniel Alves foi eleito o melhor jogador da competição. Diante desse desempenho, ficou ainda mais difícil abrir mão de alguns dos mais experientes.

Mesmo assim, a expectativa é que atletas mais jovens ganhem oportunidades neste momento do ciclo rumo ao Mundial de 2022.

O lateral esquerdo Renan Lodi, 21, do Atlético de Madri, o volante Fabinho, 25, do Liverpool, e o atacante Vinicius Júnior, 19, do Real Madrid, são candidatos a oxigenar o grupo, que certamente terá novidades no gol e no ataque, pois Tite não contará com jogadores que fizeram parte da conquista continental.

Nome importante no título, Alisson, 26, está machucado. Seus reservas Ederson, 25, e Cássio, 32, têm boas chances de voltar, o que deixaria uma vaga aberta. Weverton, 31, do Palmeiras, é um postulante forte a ela. Neto, 30, do Barcelona, também está lesionado.

Na frente, não estará à disposição Gabriel Jesus, 22, suspenso dos jogos da seleção por dois meses pela revolta demonstrada com sua expulsão na final da Copa América. 

Xodó da torcida no torneio, Everton, 23, o Cebolinha, provavelmente ficará fora, já que o treinador deverá excluir da lista atletas de Grêmio, Athletico-PR, Internacional e Cruzeiro, semifinalistas da Copa do Brasil.

FORA DA LISTA

Notáveis ausências na relação a ser divulgada por Tite:

Alisson, 26, Liverpool
O goleiro sofreu uma lesão na panturrilha direita na primeira rodada do Campeonato Inglês e só tem retorno previsto para setembro. Sua presença na lista é bem improvável.

Gabriel Jesus, 22, Manchester City
Por se revoltar com sua expulsão na final da Copa América e empurrar o equipamento do VAR, o atacante foi suspenso pela Conmebol. Ficará fora dos jogos do Brasil por dois meses.

Everton, 23, Grêmio
Xodó da seleção na conquista da Copa América, ele está com o Grêmio nas semifinais da Copa do Brasil. Tite deverá deixar fora da convocação os atletas envolvidos na disputa.

MARCOS GUEDES
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais