Cidadeverde.com

Jornalista piauiense lança livro infantil sobre respeito às diferenças

Imprimir

Foto: Divulgação

O (des) respeito às diferenças é um dos temas transversais que são abordados no primeiro livro infantil escrito pelo jornalista e professor Jessé Barbosa. Pai de três filhos, sendo dois deles adolescentes, o autor buscou no universo infantil a inspiração para tratar de maneira breve, simples e envolvente sobre temáticas delicadas e muito presentes nos dias de hoje como opreconceito e a intolerância.

A obra intitulada “A criança redonda” conta a história de uma criança que nasceu redonda em um mundo em que tudo era quadrado: as casas, os carros, as árvores e até as pessoas. Ao nascer, os pais tentaram enquadrar a criança à realidade daquela sociedade, porém a criança não conseguia entender porque precisava, por exemplo, crescer vestindo uma roupa desconfortável, que a incomodava, só para esconder o real formato do seu corpo. 

Em determinado momento, a criança decidiu assumir sua personalidade e o mundo ao seu redor foi transformado. “Se é possível ensinar alguém a ser quadrado é possível também ensinar a ser redondo. Sou diferente e isso não me fez nem melhor, nem pior. Apenas diferente”, afirma o protagonista na história.

O autor explica que o livro é fruto de um radioclipe produzido por ele na conclusão de uma pós-graduação em radiodramaturgia que fez na Deutsche Welle DW-AKADEMIE na Alemanha. A produção radiofônica foi premiada em um concurso internacional em Lima, no Peru e concorreu com produções de toda a América Latina. 

“O livro pretende levar para as crianças a reflexão sobre como conviver com as diferenças. Não são os diferentes que precisam se incluir no mundo dos ditos normais. A inclusão deve acontecer de forma contrária: são as pessoas consideradas pela sociedade como normais que precisam entender o mundo dos diferentes e se incluírem nesse mundo. O livro é um grito contra o preconceito e a segregação”, pontua o autor.

O lançamento será no dia 31 de agosto, na Livraria Entrelivros, a partir das 18 horas.Omomento integra o projeto Raio de Sol, que tem a proposta de fomentar a literatura infanto-juvenil e divulgar a literatura piauiense. “A iniciativa promove contação de histórias, bate-papo com o autor, distribuição de pipoca e muita diversão. Traga seu filho para se aventurar nessa história também”, convida Leonardo Dias, um dos idealizadores do projeto.

Com ilustração de Aline Santiago, a obra tem 32 páginas e já foi traduzida para mais três idiomas: além do português, pode ser encontradana internet em inglês, francês e espanhol. Em Teresina, o livro pode ser adquirido na livraria Entrelivros, localizada na Av. Dom Severino, nº 1045, bairro de Fátima.

Foto: Divulgação


Da Redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais