Cidadeverde.com
Entretenimento

Roda de Poesia Tensão, Tesão & Criação realiza edição nesta sexta-feira (23)

Imprimir
  • bandaasas.jpg Divulgação
  • banda123.jpg Divulgação
  • bandaaasas.jpg Divulgação
  • unnamed_(2).jpg Marília Saraiva
  • unnamed_(3).jpg Marília Saraiva
  • unnamed_(4).jpg Marília Saraiva
  • unnamed.jpg Marília Saraiva
  • unnamed_(1).jpg Marília Saraiva
  • unnamed_(5).jpg Marília Saraiva

O projeto Roda de Poesia Tensão, Tesão & Criação realiza mais uma edição da temporada 2019 nesta sexta-feira (23). O evento, realizado na Praça Pedro II, Centro Histórico, cultural e artístico de Teresina, terá o tradicional sarau com palco aberto e foco na poesia contemporânea brasileira feita no Piauí.

A programação é gratuita e inicia às 18 h. Esta edição contará com o lançamento da coletânea feita por sete escritoras piauienses associadas à Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (Ajeb)- Coordenadoria Piauí. A publicação reúne textos de Jasmine Malta, Dani Marques, Lorena Nery Borges, Laís Romero, Dina Magalhães, Alzenira Pinho e Marleide Lins.

"Os textos das escritoras  variam em acordo com o estilo de cada uma: poemas, contos e crônicas literárias", conta Jasmine Malta. A coletânea das associadas fundadoras da Ajeb tem como objetivo divulgar e angariar recursos destinados à manutenção da Coordenadoria Piauí. Além do lançamento da publicação, esta edição terá apresentações musicais do grupo Zarabatana, que fará a abertura do evento, e a banda Monte Imerso. O evento também fomenta a economia criativa e terá feira.

Fotos: Divulgação

O grupo Zarabatana  é formado por Jaz Olivieira, Leonardo Mesquita, Lucas Rolim, Esaú Barros e Emanuelle Vieira. A apresentação nesta sexta-feira  vai contar com a  participação de Maguim do Pife, da Banda de Pífanos Caju Pinga Fogo.

"É um grupo que constrói sua musicalidade utilizando os elementos culturais nordestinos, tanto nas músicas de pífanos com a formação tradicional, quanto nas músicas mais desprendidas deste conceito, utilizando cordas e trazendo referências xamânicas tanto nas músicas instrumentais quanto em cantigas caracterizadas com a psicodelia nordestina", explica Lucas Rolim.

A nome da banda Monte Imerso, que fará o encerramento desta edição do projeto Roda de Poesia Tensão, Tesão & Criação, faz referência ao bairro onde o grupo teve origem: Monte Castelo.

A banda foi formada no início de 2019 por Davi Abel, Zacarias Seriano Jr, Rafael Marques e Jean Sousa. A parceria de Davi Abel e Zacarias Seriano Jr levou a uma necessidade de se criar um projeto explorando a variedade de sons que a música alternativa abarca. Zacarias Seriano fala da importância de se apresentar na Praça Pedro II nesta sexta-feira.

" É uma região que carrega a nossa cultura por dentro e nas fachadas de lugares muito presentes no imaginário comum, já desde o começo do século passado. O primeiro complexo cultural mafrense, muito especial pra quem desde muito cedo já aprendeu a amar uma cidade quente e singela no meio-norte brasileiro. A Monte Imerso carrega Teresina no nome e se realiza celebrando a cidade para a cidade", disse Zacarias. 

O idealizador do projeto Roda de Poesia Tensão, Tesão & Criação, João Henrique Vieira, ressalta que o projeto acontece de forma coletiva, colaborativa e independente, como uma trincheira de resistência. “Vejo o projeto como uma política cultural independente, uma trincheira de luta por nosso Centro Histórico, reunindo artista e movimentando a praça, que infelizmente ainda padece com o abandono e ausência de programações culturais gratuitas. Reunimos artistas e produtores e ocupamos a Praça Pedro II chamando a atenção para nosso Centro Histórico, afirmando que praça não é lugar de medo, nem de abandono, é lugar de circulação de ideias. Junto a isso, buscamos criar um espaço de abrigo e expressão de nossa produção poética contemporânea. Em três anos insistimos em formar público e revelar novos artistas no Centro Histórico de nossa capital”, afirma João Henrique Vieira.


Da redação
redacao@cidadeverde.com

Imprimir