Cidadeverde.com

Mão Santa é um dos políticos que mais tem páginas no Orkut

Imprimir

A política invadiu o mundo virtual. Sem censura nem limitações de tempo e espaço, parlamentares, correligionários e adversários encontraram nas páginas do site de relacionamento Orkut uma nova maneira de colocar em discussão a atuação do Legislativo. Estudo realizado pela jornalista Isabella Tavares, na Unilegis (Universidade do Legislativo), mostra que há 1.789 comunidades no Orkut que abordam o perfil, fazem críticas e elogios aos congressistas brasileiros.

De acordo com a pesquisa, dos 513 deputados, 374 têm um espaço no Orkut --as chamadas comunidades. Já entre os 81 senadores, apenas oito não têm nenhuma referência no site de relacionamento.

A pesquisa foi realizada durante os meses de setembro e outubro de 2008, na etapa final das campanhas eleitorais municipais. Três senadores e 81 deputados federais foram candidatos nas eleições municipais.

Pelo estudo, apesar do número de senadores ser seis vezes menor do que o de deputados, eles são proporcionalmente mais presentes no Orkut do que os integrantes da Câmara.

Para a pesquisadora, o destaque dos senadores no site se refere ao fato de o Senado ter se envolvido nos últimos anos em quatro CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito), além do escândalo que levou à renúncia do ex-presidente da Casa Renan Calheiros (PMDB-AL).

Entre os líderes de comunidades no Orkut está o senador Mão Santa (PMBD-PI). Entre aprovativas, em tom de deboche e reprovativas, o político soma cerca de 30 comunidades. Algumas delas como "Mão Santa para presidente" e "Sou fã do Mão Santa", declaram o apoio de piauienses e pessoas de outros estados  ao senador. Já "Madrugadas com Mão Santa", "Mão Santa - a estrela da Tv Senado" e "Senador Mão Santa - Atentai Bem" fazem referências bem humoradas e satirizam os pronunciamentos do ex-governador do Estado.
 

Elogios

Das 1.789 comunidades identificadas na pesquisa, a maior parte se divide entre as oficiais-- elaboradas pelo próprio parlamentar ou por correligionários-- e as positivas --que fazem divulgação do mandato e da carreira política do parlamentar. As comunidades com elogios predominam em relação às críticas.

Pela pesquisa, 217 deputados e seus correligionários mantêm comunidades no Orkut em tom elogioso, enquanto 59 senadores também têm grupos favoráveis na página de relacionamento. Do total, 177 comunidades assumem ser oficiais.

Mas entre as comunidades há também grupos que apenas descrevem os perfis dos políticos e fazem comentários sobre o desempenho deles.

No entanto, a pesquisadora informou que existem ainda comunidades com conteúdo "impublicável", que reúnem deboches e insultos --em geral elas trazem no seu título expressões do tipo "fora", "eu odeio" e "ladrão".

 
 
 
Fonte: Folha Online

 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: