Cidadeverde.com

FestLuso será aberto com espetáculo sobre Paulo Freire

Imprimir


A partir desta segunda-feira (26), Teresina irá receber grupos de teatros reconhecidos no Brasil e nos países de língua portuguesa, em grandes apresentações inteiramente gratuitas. Em sua 11ª edição, o Festival de Teatro Lusófono (FestLuso) promove uma vasta programação com teatro, shows musicais, oficinas, mesa de debates e lançamento de livros. 

O evento já inicia com uma grande homenagem. O grupo Off-Sina do Rio de Janeiro apresenta "Paulo Freire - o andarilho da utopia", a partir das 20h, no Theatro 4 de Setembro. 

Com mais de 40 anos de carreira artística, o ator e palhaço Richard Riguetti interpreta Freire nos palcos. Para o artista, a personalidade do pedagogo gera na personagem o amor pela curiosidade. "Olhar as coisas como se fosse sempre pela primeira vez. Esse desejo de aprender que era tão ligado a prática", contou.

Foto: Analice Borges/Cidadeverde.com

Para Righetti, o espetáculo propõe um outro olhar sobre o respeito a diversidade de ideias. “Ele traz uma pedagogia que pode fomentar e alimentar a nossa população e o nosso país num momento onde os canais vão se restringindo no diálogo e no não respeito ao diferente”, alerta. 

Denominado por seus criadores como uma obra de cenopoesia em que e uma equipe de 22 artistas de várias regiões do paia tiveram participação, o espetáculo é uma das atrações mais esperadas deste edição. 

Para um dos organizadores do evento, Francisco Pelé, o evento marca um posicionamento cultural de integração.  “É importante marque o passo e saia na frente em defesa da língua portuguesa e defesa do teatro e de uma dramaturgia de língua portuguesa para que possamos levar os nossos artistas a circular”, apontou em entrevista à TV Cidade Verde assinalando para uma maior integração da língua, principalmente nos países africanos.

O FestLuso será realizado até o dia 31 deste mês. Os espetáculos serão apresentados em diferentes pontos de cultura da capital como o Theatro 4 de Setembro, Teatro João Paulo II, Espaço Trilhos, Clube dos Diários, Casa da Cultura e praça Pedro II. 

O festival reúne espetáculos de cinco países: Angola, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e Guiné-Bissau. 

Haverá também a edição do sarau "O poeta e sua hora" com Durvalino Filho, Feliciano Bezerra, Lucas Rolim, Rubinho Figueiredo e convidados que vão homenagear a poesia da língua portuguesa. A escritora e poeta Marleide Lins lançará o livro "Letras da Diversidade" e terá também ação formativa, rodada de negócios e apresentação de rua na praça Pedro II com a peça "Duplo Molière" com o grupo Harém de Teatro.   

Toda a programação do FestLuso está disponível no site oficial: www.festluso.com, Instagram (@festluso) e pagina do evento no Facebook.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais