Cidadeverde.com

Apreensões de cigarros contrabandeados crescem mais de 400% no Piauí

Imprimir

De janeiro ao dia 25 de agosto deste ano, foram apreendidos 106.343 pacotes de cigarro nas rodovias federais do Piauí. Se comparado com o mesmo período de 2018, quando 20.009 pacotes foram apreendidos, o crescimento é de 431,5%. Os dados são da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Este ano foram apreendidos pela PRF em Parnaíba 70 mil maços de cigarro contrabandeados. Outro caso ocorreu no Sul do estado, em Francisco Santos, onde 126 mil maços foram apreendidos. A polícia também apreendeu em Campo Maior uma carga ilegal que transportava 58 mil maços. Em uma operação em Paulistana foram encontrados 470 mil maços de cigarros contrabandeados.

O chefe de fiscalização aduaneira da Receita Federal, Carlos Eduardo Leite, explica que produtos importados podem ser tipificados em dois crimes: descaminho, quando a mercadoria entra no país sem pagar tributos ou contrabando, quando o produto entra sem autorização de órgãos de fiscalização. 

“Não é um crime leve contrabando de cigarro. É um crime enorme. Tem um prejuízo gigantesco à saúde”, alerta. O chefe de fiscalização também alerta para as penalidades do comércio ilegal. “A perda do cigarro, o perdimento do veículo transportador da mercadoria e multa de R$ 12 por maço de cigarro”. A pena recai para o proprietário da carga, ou para o transportador se o proprietário não for identificado. 

Segundo a PRF, os produtos vêm de países da América Latina, dentre eles o Paraguai e são levados ao estado de São Paulo de onde são distribuídos para todo o Brasil.

Valmir Macêdo (Com informações de Clebson Lustosa)
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais