Cidadeverde.com

Em Salvador, gestores de saúde do Nordeste discutem compra compartilhada de remédios

Imprimir

Foto: Divulgação Sesapi

Secretários estaduais de saúde de todos os estados nordestinos se reuniram nesta terça-feira (27), em Salvador (Bahia) para avançar na implementação do primeiro edital de compras coletivas que os estados querem publicar ainda este mês e foi um dos temas discutido no mais recente Consórcio do Nordeste que ocorreu em Teresina. 

A reunião foi coordenada pelo governador da Bahia Rui Costa. O edital visa compras compartilhadas entre os estados de medicamentos, equipamentos, material hospitalar e gases medicinais, otimizando a gestão e reduzindo os custos.

“Esta é uma ação inédita e histórica no país, os estados da região estão definindo uma série de compras conjuntas para otimizar a gestão e reduzir os custos de insumos. A primeira delas será na área de saúde, incluindo equipamentos e remédios. O primeiro lote de registro de preço deve ser divulgado nas próximas semanas”, explica Florentino Neto, secretario estadual de Saúde.

O objetivo da organização é estabelecer compras conjuntas em diversas áreas, reduzindo o custo na aquisição de bens e serviços. Outra proposta do Consórcio é atrair investimentos para os estados da região.


PROJETO

A compra compartilhada consiste na aquisição de grande quantidade de itens, de uma só vez, a fim de que o fornecedor consiga reduzir o custo com a produção, repassando a economia ao consumidor, no caso, o poder público. A proposta é que os governos dos entes federativos integrantes do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central possam comprar mais medicamentos, insumos e equipamentos gastando menos.

O projeto foi desenvolvido para oferecer soluções inovadoras para a área da saúde dos Estados consorciados, com previsão de que venha proporcionar uma grande economia.
 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais