Cidadeverde.com

Águas de Teresina lança projeto que visa preparar alunos para o mercado de trabalho

Imprimir

Foto: Ascom

Estudantes do ensino médio da rede pública de Teresina participaram na tarde desta sexta-feira (30) do lançamento do Projeto Pioneiros, uma iniciativa da Águas de Teresina. As atividades pretendem estimular o pensamento crítico, o senso de responsabilidade, a criatividade, a inovação e o envolvimento com a sociedade, despertando o seu potencial para as atividades corporativas.

O Pioneiros é direcionado às escolas públicas situadas em áreas de vulnerabilidade social e tem como objetivo auxiliar no combate à evasão escolar, além de apresentar os estudantes ao mercado de trabalho. Todos os participantes cursam o ensino médio e têm entre 15 e 18 anos.

Ruama Saraiva, 16 anos, estudante da Unidade Escolar Prof. Auristela Soares Lima, no Residencial Porto Alegre, conta que ficou empolgada ao ter a sua inscrição aprovada. Segundo ela, o Pioneiros será uma oportunidade para amadurecer um projeto que já tinha em mente.

“Eu já vinha pensando, junto com meus professores de Física, de desenvolver algo na linha do tratamento e qualidade da água e replicar isso na comunidade. Ainda vou ver direitinho como vai ser operacionalizar isso, ou se vou pensar em outro projeto com foco na minha comunidade”, falou.

Ao todo, são 30 estudantes inscritos de 15 escolas da capital distribuídos em 15 duplas, sendo uma de cada instituição de ensino. Os alunos que seguirão no projeto receberão informações e vivenciarão todos os setores da empresa, por meio de workshops, palestras, visitas técnicas e outras atividades.

“O que nós queremos, ao colocar em prática um projeto como esse, é contribuir com a formação desses jovens que daqui a pouco estarão ingressando no mercado de trabalho. É um desafio para eles e uma oportunidade de fazer com que eles sejam protagonistas de mudanças, a começar pela comunidade onde moram”, destaca Pedro Alves, gerente de sustentabilidade da Águas de Teresina.

Durante o projeto, os jovens entenderão sobre tecnologia de informação, processos de tratamento de água e esgoto, liderança e protagonismo e planejamento empresarial. Após a imersão nesses assuntos, eles terão o desafio de elaborar um trabalho que contribua com o saneamento no bairro, região ou cidade. Cada dupla terá o apoio de um tutor.

As três melhores propostas serão destacadas em cerimônia que será realizada em novembro, onde receberão um certificado pela participação no projeto. Os autores dos melhores trabalhos concorrerão a um prêmio nacional com os melhores projetos das demais concessionárias do Brasil. O evento de premiação será realizado em São Paulo e os escolhidos terão direto a um acompanhante e todas as despesas pagas.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais