Cidadeverde.com

Bolsa Família: Teresina fica em 1º lugar no acompanhamento de saúde no Nordeste

Foto: Agência Brasil/Arquivo

A cidade de Teresina conquistou o 1º lugar entre as capitais do Nordeste no índice de acompanhamento das condicionalidades de saúde do Programa Bolsa Família. De acordo com dados do Ministério da Saúde, Teresina, capital do Estado do Piauí, bateu a marca de 69,3% de famílias acompanhadas no primeiro semestre de 2019, seguida pelas cidades de Fortaleza (68,2%), Aracaju (66,7%), João Pessoa (55,2%), Natal (51,75%), Salvador (51,1%), Recife (45,2%), São Luís (44,6%) e Maceió (41,5%).

O acompanhamento às famílias beneficiárias é feito pela Prefeitura de Teresina através da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi). O trabalho busca garantir junto às famílias o cumprimento dos compromissos nas áreas de saúde e educação com a finalidade de promover o acesso das famílias aos direitos sociais básicos.

“Temos somado esforços para alcançar um índice favorável, pois isso garante às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família a permanência neste programa de transferência de renda e também possibilita o aumento dos recursos a serem utilizados para qualificar a Gestão do Programa Bolsa Família no município de Teresina ” explica o secretário da Semcaspi, Samuel Silveira.

O acompanhamento é feito pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde, cabendo aos Centros de Referência de Assistência Social a inserção das famílias no Cadastro Único para posterior acesso ao Bolsa Família, conforme os critérios e as orientações quanto ao cumprimento das condicionalidades e demais aspectos no âmbito da garantia de acesso aos direitos socioassistenciais.

De acordo com o calendário do Ministério da Saúde, o acompanhamento deve ser realizado a cada semestre. E para o semestre em curso, compreendido entre os meses de julho a dezembro, as famílias já podem buscar as Unidades Básicas de Saúde para realizar seu acompanhamento. Basta se dirigir à unidade do seu bairro ou região levando seu Cartão de Acompanhamento do Programa Bolsa Família na Saúde, o cartão do Programa Bolsa Família e a caderneta da Gestante, no caso das grávidas.

 

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais