Cidadeverde.com

Tonelada de peixes do Pará é apreendida e vai para o lixo

Imprimir
A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí - Adapi - apreendeu na manhã desta sexta-feira (9), no posto de Vigilância Agropecuária da Tabuleta, uma tonelada de peixes que vieram do Pará para abastecer o comércio da capital. A carga estava sem documentação zoossanitária e não apresentava condições seguras para consumo humano. Com isso, todo o peixe foi jogado no lixo.
 
Ainda hoje, a carga foi levada para o aterro sanitário para ser inutilizada. "É proibido por lei o trânsito inter e intra-estadual de animais, produtos e sub-produtos de origem animal desacompanhados de documentos zoossanitários oficiais por via rodoviária ou férrea, aérea, fluvial ou marítima destinados a quaisquer finalidade em consonância com a legislação federal", disse o diretor da Adap, José Antônio Filho.
 
Os peixes eram das espécies Mapará e Bonito, mas estavam sem a Guia de Trânsito. José Antônio Filho disse ainda que compete a proprietários, compradores, vendedores e transportadores a responsabilidade pela apresentação de documentos zoossanitários dos animais, produtos e subprodutos.
 
O motorista foi multado em 800 UFIRs - Unidades Fiscais de Referência -, equivalente hoje a cerca de R$ 1.300.
 
Da Redação
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: