Cidadeverde.com

Professores da rede pública serão capacitados para prevenção ao suicídio

Imprimir

Foto: Ascom/PMT

Nesta terça-feira (10), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina inicia capacitação para prevenção do suicídio destinada aos professores de escolas públicas municipais da capital. 

O treinamento quer capacitar os professores a agir diante de alunos com transtornos mentais ou com comportamento suicida.

A capacitação se estenderá até a próxima quarta-feira (11) e será coordenada pelo doutor em educação Hugo Monteiro, especialista em neuropsicologia e pesquisador na área de crianças e adolescentes em sofrimento. 

Segundo Luanna Bueno, gerente de saúde mental da FMS, o tema abordado é relevante, já que é importante realizar o manejo adequado e precoce dos casos, cujos primeiros sinais podem aparecer na infância e adolescência.

“Como as crianças e jovens passam muito tempo nas escolas e têm contato prolongado com os professores, percebemos que esses locais têm potencial para contribuir com a promoção da saúde mental dos alunos desde a infância. Aliás, é importante que saibamos que todos nós podemos contribuir com a prevenção do suicídio, desde que tenhamos conhecimento sobre o assunto”, finaliza Luanna Bueno.

Plano de prevenção

As taxas de suicídio no Piauí evidenciam um grave problema de saúde pública e ações de prevenção são fundamentais. “Nesse momento, estamos construindo o plano de prevenção ao suicídio, fortalecendo a rede de saúde mental e, através de capacitações como essa, queremos também divulgar a nossa rede de tratamento gratuito, como o Provida, as Unidade Básicas de Saúde e os CAPS de Teresina”, ressalta o presidente da FMS, Charles Silveira.

Telefones para contato

Além do CVV (número 188) outros locais oferecem atendimento psicológico gratuito ou de baixo custo. Confira abaixo lista com números de telefone e endereços de locais que oferecem consultas e tratamentos. Para casos mais graves como surtos, o SAMU pode ser acionado pelo 190 e para casos mais leves, a população pode buscar apoio e orientação nos postos de saúde de toda a cidade.

- Clínica Escola de Psicologia

Universidade Estadual do Piauí: (86) 3233 3919

- Clínica Escola de Psicologia

Faespi: (86) 3303 3844

- Clínica Escola de Psicologia

Faculdade Santo Agostinho: (86) 3234 5540

- Clínica Escola de Psicologia

Facid: (86) 3216 7934

- Atendimento SUS

Hospital Areolino de Abreu: (86) 3233-2959

- Atendimento SUS

Hospital do Mocambinho: (86) 3216-3684

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais