Cidadeverde.com

Inscrições estão abertas para a Copa Cidade Verde Feminino Sub 17

Imprimir

Foto: Pixabay

Mais de 10 equipes femininas do Piauí e do Maranhão já confirmaram presença na Copa Cidade Verde Sub-17, que começa no dia 05 de outubro. O formato é inédito no Norte-Nordeste brasileiro e busca descobrir novos talentos para as categorias de base em uma parceria entre a Federação de Futebol do Piauí (FFP) e a TV Cidade Verde.

O diretor de Tecnologia da FFP, Anderson Sousa, informou que equipes municipais de Água Branca, União, Altos e Oeiras já se inscreveram. Times do vizinho estado do Maranhão também vão marcar presença na competição, como Timon e Caxias. As incrições permanecem abertas no site da FFP.

De acordo com a FFP, o Piauí possui atualmente mais de 100 times femininos de idades variadas. O intuito da copa sub-17 é fomentar a categoria de base, formando atletas desde os anos iniciais.

“Queremos despertar o futebol feminino no Piauí. Hoje nós sabemos que o futebol feminino é incentivado principalmente pelos times nas periferias. Queremos despertar isso nos nossos clubes locais. Atualmente para um time masculino estar na série A e B do Campeonato Brasileiro, é obrigatório ter uma equipe feminina”, explica Anderson

Seletiva e seminário

O Piauí já tem uma representante na seleção brasileira. Atualmente na seleção sub-20, a teresinense Júlia Beatriz é um exemplo da potência das jogadoras locais jogando pelo brasil desde a categoria sub-17.

Antes da Copa Cidade Verde, uma programação envolvendo um seminário e uma seletiva vai preparar e avaliar jogadoras locais. Uma chance das jovens piauienses mostrarem sua capacidade. “A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) vai trazer uma treinadora da seleção Sub-17 para verificar a qualidade das atletas do Piauí e fazer ligação com categorias de base clubes nacionais”, explicou Anderson. 

Para a seletiva já são mais de 80 meninas inscritas. Para o seminário, já são mais de 110 inscritos, incluindo treinadores e comissão técnica. Nomes nacionais devem ser confirmados a partir do próximo dia 20 para o evento que ocorrerá no dia 2 de outubro.

Em 2019, a TV Cidade Verde foi parceira na realização da Copa Cidade Verde de Futebol Masculino Sub-13.

CBF Social

A CBF juntamente com a Federação de Futebol do Piauí está lançando um projeto chamado CBF Social. O objetivo massificar o futebol feminino no país. Confira a programação

- Dia 02/10 haverá um seminário para treinadores e auxiliares técnicos. Com seminário no turno da tarde das 14 as 17h, no Auditório do Palácio da música.

- Dia 03/10 haverá uma seletiva com a treinadora da seleção Brasileira da categoria sub 17. Para meninas de 14 a 19 anos. Ano base 2000, 2001,2002, 2003, 2004 e 2005.

- Dia 04/10 haverá um festival com clínicas de futebol para crianças de 08 a 13 anos. No turno da tarde.

- Dia 05/10  abertura da Copa Cidade Verde Sub- 17 Feminina. Será aberta a todos os clubes e terá premiação de 10 mil reais. Para a inscrição no campeonato, os clubes deverão mandar um ofício para a federação almejando a participação no mesmo.  As inscrições do campeonato vão até 20/09 no site ou na sede da FFP.

Valmir Macêdo
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais