Cidadeverde.com

Berinjela: benefícios e técnicas para aproveitar todos os benefícios

Imprimir

Foto: Pixabay/ fotos gratis

A berinjela é um legume cheio de benefícios, com muitos nutrientes e poucas calorias. Seus parentes próximos são tomate e batata. Ela pode ser consumida refogada, assada, à milanesa, ensopada, recheada, em conserva, com molho branco, em saladas, massas e até em omeletes.

Além de ser uma aliada da dieta, pois promove saciedade por muito mais tempo, a berinjela é ideal para preparos vegetarianos. Tem baixo valor glicêmico, perfeita para diabéticos. E mais: melhora o fluxo no trato intestinal e impede a oxidação das células, ajudando na prevenção do câncer. Cada 100g de berinjela tem cerca de 20 calorias, fibras, cálcio, fósforo e vitaminas A e B5.

Outros benefícios

A lista de qualidades da berinjela continua: é rica em outras vitaminas como a C, que normaliza a composição do sangue e acelera o metabolismo no corpo; vitamina B, indispensável no funcionamento do sistema nervoso, células do cérebro e melhoria da memória; vitamina B2 que ajuda no funcionamento dos órgãos visuais, normaliza a síntese de hemoglobina e também a composição do sangue

Já a vitamina PP reduz o nível de colesterol, estimula a regeneração das células, promove a cicatrização de feridas, úlceras e outros danos à pele e ainda fortalece o sistema imunológico.

Para quem quer deixar de fumar, comer berinjela ajuda no processo de eliminação do vício. Isso acontece por conta da vitamina PP ou ácido nicotínico.

Comer esse vegetal colabora para estabelecer processos metabólicos do corpo devido ao alto teor de potássio, o que leva a uma melhora notável nas funções do sistema cardiovascular. Portanto, a berinjela também é indicada para varizes das pernas.

Origem

Seu cultivo existe há cerca de 4 mil anos, sendo originária do oriente. A planta foi descoberta pela primeira vez na Índia. Depois foi cultivada ativamente em países asiáticos. Ela se espalhou graças aos árabes que trouxeram berinjela à África e ao Mediterrâneo Europeu. No Brasil, foi introduzida pelos portugueses no século XVI.

Consumo

Por ser um legume delicado, a berinjela amassa com facilidade. Portando, deve ser escolhida com cuidado, sem apertar. Na hora de comprar, preste atenção se não há muito machucados ou furos. Além disso, a casca precisa estar brilhante e possuir cor uniforme sem manchas.

Para saber se as berinjelas estão maduras, faça uma ligeira pressão com os dedos sobre o legume. Se os dedos deixarem marcas, estão prontas para o consumo. Caso contrário, ainda não alcançaram o amadurecimento.

Já para conservar a berinjela, basta manter na geladeira. Ela dura em torno de duas semanas. Em temperatura ambiente, no máximo, dois dias. Se preferir, pode congelar. Dessa forma, ela dura por até 8 meses.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais