Cidadeverde.com
Viver Bem

Tomate: dicas e receita para aproveitar todos os benefícios

Imprimir

Fonte: Pixabay/ fotos gratis

Diferentemente do que muitos pensam, o tomate não é um legume. A fruta é um ingrediente que acompanha uma bela salada. Além disso, torna-se base de molhos para massas e carnes. É insubstituível em molhos ao sugo e bolonhesa, podendo ser utilizado também em sucos e sopas.

O tomate tem vitaminas A, B e C, além de ser rico em licopeno, substância responsável pela coloração vermelha e a interrupção da multiplicação de células defeituosas. Quanto mais maduro e vermelho maior é o seu teor. Ele atua como um antioxidante, possuindo efeitos benéficos à saúde, protegendo o corpo de substâncias conhecidas como radicais livres.

Também é conhecido por prevenir câncer, principalmente o da próstata, e o Alzheimer Possui muitos minerais importantes, como o fósforo e o potássio, além de ácido fólico, cálcio e frutose.

O tomate tem poucas calorias e gorduras. Por isso, é um aliado em dietas de emagrecimento. Com suas propriedades diuréticas, diminui a retenção de líquidos. 

Como escolher?

Na hora de comprar, a escolha deve ser pelos de cor viva, casca brilhante e firme. Não pode ter fissuras ou manchas. O ideal é nunca guardar o tomate na geladeira. O frio amolece sua polpa, diminuindo assim o sabor e interrompendo seu processo de amadurecimento.

Se o tomate estiver mole, a dica para deixá-lo mais durinho é colocar de molho em água fria ou gelada por aproximadamente 15 minutos. Para congelar, só é permitido apenas o molho de tomate. Aliás, a duração é de até três meses

Outros benefícios

O consumo do tomate ajuda a manter os vasos sanguíneos saudáveis, combatendo doenças cardiovasculares. Aliás, possui fibras que diminuem os níveis de colesterol ruim. Além disso, controla e previne a diabetes.

Por ser rico em carotenoides, comer a fruta evita a catarata, beneficiando a saúde dos olhos. Os bioflavonoides presentes na fruta reduzem inflamações e dores crônicas. Ainda fortalecem os cabelos e os ossos, minimizando o risco de desenvolver a osteoporose.

Molho

O molho de tomate industrializado traz excesso de sal, açúcar e conservantes em sua composição. Um malefício à saúde. Então, segue uma receita simples para preparar o molho de tomate em casa: corte, aproximadamente, 1 kg de tomates maduros e bata no liquidificador com meia xícara de chá de água. Reserve.

Em uma frigideira, em fogo baixo, refogue uma cebola média picada em azeite com uma pitada de sal. Assim que ela estiver dourada, acrescente 3 dentes de alho picados. Refogue mais um pouco. Em seguida, junte o suco de tomate batido Tempere com sal e pimenta do reino à gosto. Deixe o molho cozinhar por 20 minutos, em fogo médio, mexendo de vez em quando para não grudar. O molho reduz pela metade e fica bem cremoso. Para tirar a acidez, coloque 1 colher de sopa de açúcar e mexa. Se preferir, acrescente folhas de manjericão para dar um sabor especial.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Imprimir