Cidadeverde.com

FMS constata 30% de faltosos em consultas e lançará app para reduzir faltas

Imprimir

Foto: FMS/Prefeitura de Teresina

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) irá lançar um aplicativo (APP) em que os usuários poderão acompanhar a marcação de consultas especializadas e a liberação de exames. O APP "Gestor Saúde Cidadão" está previsto para ser lançado até o final deste ano. No momento, o programa está em desenvolvimento pela empresa responsável e passará por testes. 

O presidente da FMS, Charles Silveira, acrescenta que a tecnologia evoluiu e é necessário usá-la como recursos para beneficiar o cidadão. O gestor destaca que "cerca de 30% das pessoas agendadas não comparecem no dia das consultas especializadas. Isso pode acontecer por vários motivos, mas traz prejuízos à fluidez do atendimento no Sistema. Com o aplicativo, a gente também busca diminuir a falta dos usuários registrada no SUS de Teresina”.

Para usar o novo serviço,  a gerente de regulamentação ambulatorial da FMS, Sheylla Maranhão, ressalta que os pacientes precisam manter o cadastro no sistema público de saúde atualizado, principalmente o número telefônico. Todos os usuários que tiveram interesse poderão ter acesso ao aplicativo, que será gratuito. 

"Muitas vezes, o usuário, devido a rotina, esquece de comparecer a consulta. Esse foi um problema identificado e com a ajuda desse aplicativo, que irá avisar sobre a consulta, irá ajudar ao usuário a não perder o atendimento. Além de acompanhar a solicitação de consultas e exames, esse aplicativo será um importante meio de comunicação entre o usuário e a gestão pública", ressaltou Sheylla Maranhão. 

Os usuário não poderão marcar consulta especializadas e exames pelo aplicativo. É necessário que ele passe pela avaliação pelo ambulatório das unidades hospitalares e pela Unidades Básicas de Saúde para receber o encaminhamento do médico da família. 

A FMS ressalta que a iniciativa também busca diminuir deslocamentos desnecessários dos pacientes às unidades de saúde para saber sobre agendamentos.

"Os estabelecimentos de saúde da FMS já são informatizados e têm prontuário eletrônico. O monitoramento das consultas e o resultado de exames também podem ser visualizados em nosso site. Mas com o novo aplicativo, pretendemos oferecer maior comodidade a todos e trazer mais agilidade aos processo", finalizou o presidente da FMS. 

Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais