Cidadeverde.com

Cidadeverde.com transmite programa especial do sorteio da Copa do Nordeste 2020

Imprimir

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O River vai conhecer, nesta quinta-feira (26), seus adversários na Copa do Nordeste 2020. O sorteio dos grupos acontecerá em Aracaju (SE), com cobertura completa das afiliadas que integram o SBT Nordeste. No Cidadeverde.com e no Facebook da TV Cidade Verde, a cobertura começa às 19h30. 

A transmissão começa antes mesmo do sorteio dos grupos e será comandada por Thiago Wagner, da TV Jornal Recife (PE) e Rafael Santos, do SBT Nordeste. O Piauí será representado por Joelson Giordani, narrador dos jogos da Copa do Nordeste na TV Cidade Verde. 

Logo após o programa especial, você poderá acompanhar a transmissão do sorteio dos grupos, promovida pela Liga do Nordeste, através do Cidadeverde.com. 

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

O sorteio
O formato de 2020 da Copa do Nordeste seguirá o implementado neste ano, com dois grupos de oito times. As equipes do Grupo A enfrentam as do Grupo B.

Dos 16 times classificados, 9 são campeões estaduais e 3 vieram do ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Os outros 4 disputaram a fase preliminar - o Altos participou, mas foi eliminado pelo ABC (RN). 

As equipes são divididas em quatro potes, seguindo a posição de cada clube no ranking da CBF. Potes não, cuias:

Cuia 1 – Bahia (15º), Sport-PE (16º), Vitória-BA (17º) e Ceará (23º)

Cuia 2 – Santa Cruz-PE (28º), CRB-AL (32º), Fortaleza (33º) e Náutico-PE (36º)

Cuia 3 – ABC-RN (43º), CSA-AL (45º), Botafogo-PB (46º) e América-RN (49º)

Cuia 4 – Confiança-SE (53º), River-PI (72º), Imperatriz-MA (111º) e Frei Paulistano-SE (sem ranking)

Passo a passo
1º – Com os quatro potes já definidos, via ranking da CBF, o sorteador irá tirar o primeiro time. Iremos utilizar o Bahia como exemplo.

2º – Retirado o primeiro clube, em seguida é definido, também via sorteio, em qual grupo ele estará (grupo A ou B). Supondo que o Bahia é o primeiro sorteado e vai para o grupo A, automaticamente o Vitória, que está no mesmo pote, vai para o grupo B, já que ambos os times são do mesmo estado e não podem estar no mesmo grupo.

A única exceção é o estado de Pernambuco, que conta com três representantes na Copa do Nordeste: Santa Cruz, Sport e Náutico. Por estarem mais bem posicionados no ranking da CBF, Santa Cruz e Sport obrigatoriamente terão que se enfrentar, ou seja, estarão em grupos diferentes, restando saber apenas quem o Náutico irá enfrentar.

3º – Assim, o sorteio seguirá, observando a regra de que times do mesmo estado não podem estar no mesmo grupo, para que sejam priorizados os clássicos logo na primeira fase.

Fábio Lima (com informações do SBT Nordeste)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais