Cidadeverde.com
Últimas

Cidadeverde.com transmite programa especial do sorteio da Copa do Nordeste 2020

Imprimir

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O River vai conhecer, nesta quinta-feira (26), seus adversários na Copa do Nordeste 2020. O sorteio dos grupos acontecerá em Aracaju (SE), com cobertura completa das afiliadas que integram o SBT Nordeste. No Cidadeverde.com e no Facebook da TV Cidade Verde, a cobertura começa às 19h30. 

A transmissão começa antes mesmo do sorteio dos grupos e será comandada por Thiago Wagner, da TV Jornal Recife (PE) e Rafael Santos, do SBT Nordeste. O Piauí será representado por Joelson Giordani, narrador dos jogos da Copa do Nordeste na TV Cidade Verde. 

Logo após o programa especial, você poderá acompanhar a transmissão do sorteio dos grupos, promovida pela Liga do Nordeste, através do Cidadeverde.com. 

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

O sorteio
O formato de 2020 da Copa do Nordeste seguirá o implementado neste ano, com dois grupos de oito times. As equipes do Grupo A enfrentam as do Grupo B.

Dos 16 times classificados, 9 são campeões estaduais e 3 vieram do ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Os outros 4 disputaram a fase preliminar - o Altos participou, mas foi eliminado pelo ABC (RN). 

As equipes são divididas em quatro potes, seguindo a posição de cada clube no ranking da CBF. Potes não, cuias:

Cuia 1 – Bahia (15º), Sport-PE (16º), Vitória-BA (17º) e Ceará (23º)

Cuia 2 – Santa Cruz-PE (28º), CRB-AL (32º), Fortaleza (33º) e Náutico-PE (36º)

Cuia 3 – ABC-RN (43º), CSA-AL (45º), Botafogo-PB (46º) e América-RN (49º)

Cuia 4 – Confiança-SE (53º), River-PI (72º), Imperatriz-MA (111º) e Frei Paulistano-SE (sem ranking)

Passo a passo
1º – Com os quatro potes já definidos, via ranking da CBF, o sorteador irá tirar o primeiro time. Iremos utilizar o Bahia como exemplo.

2º – Retirado o primeiro clube, em seguida é definido, também via sorteio, em qual grupo ele estará (grupo A ou B). Supondo que o Bahia é o primeiro sorteado e vai para o grupo A, automaticamente o Vitória, que está no mesmo pote, vai para o grupo B, já que ambos os times são do mesmo estado e não podem estar no mesmo grupo.

A única exceção é o estado de Pernambuco, que conta com três representantes na Copa do Nordeste: Santa Cruz, Sport e Náutico. Por estarem mais bem posicionados no ranking da CBF, Santa Cruz e Sport obrigatoriamente terão que se enfrentar, ou seja, estarão em grupos diferentes, restando saber apenas quem o Náutico irá enfrentar.

3º – Assim, o sorteio seguirá, observando a regra de que times do mesmo estado não podem estar no mesmo grupo, para que sejam priorizados os clássicos logo na primeira fase.

Fábio Lima (com informações do SBT Nordeste)
redacao@cidadeverde.com

Imprimir