Cidadeverde.com
Últimas

10 principais atrações do egito

Imprimir

O poder do império Egípcio durante mais de três milénios foi tal que, ainda hoje, se faz sentir a sua influência junto do imaginário coletivo comum. É por isso que é um dos destinos turísticos mais requisitados do mundo e as viagens para o Egito continuam a ser as mais procuradas durante todo o ano. 

O Egito é assim conhecido pela suas pirâmides, pela sua civilização milenar e pela atmosfera exótica fantástica que continua a emanar de toda aquela História, escondida nas pedras dos monumentos que constroem o seu legado. No entanto, o fascínio de uma viagem para o Egito não se esgota aí e vai muito mais além. Por isso, preparámos de seguida uma lista com as 10 atrações imperdíveis para se visitar no Egito.

 

  1. PIRÂMIDES DE GIZÉ 

 

É impossível começar este texto por outro lado. Afinal de contas, as pirâmides de Gizé são a única das sete maravilhas originais da Antiguidade que permanecem intactas. Este complexo funerário, erguido em memória dos seus intrépidos faraós, é ainda guardado pela misteriosa Esfinge. Visitar as pirâmides de Gizé é obrigatório em qualquer viagem para o Egito, especialmente ao pôr-do-sol e num camelo, que é quando se tem a melhor vista de toda a área.

 

2. TEMPLO DE KARNAK

 

Também conhecido como o maior museu ao ar livre do mundo, o Templo de Karnak é, para ser mais preciso, um conjunto de outros templos. Situado na antiga cidade de Tebas, hoje chamada de Luxor, Karnak ocupa uma área de cerca de 2 quilómetros quadrados e foi construída ao longo de um milénio e meio pelos vários faraós egípcios. Em Karnak, o principal destaque será, provavelmente, o dedicado a Amon-Rá, o maior templo de todos.

 

3. TEMPLO DE LUXOR

 

Depois de Karnak, o Templo de Luxor é a atração obrigatória a visitar numa viagem ao Egito. Localizado não muito longe de Karnak, o Templo de Luxor é igualmente imponente, mas é no conjunto das suas estátuas e esfinges que reside a sua maior beleza. São centenas de monumentos gigantes, que cria um conjunto incrível, onde ainda é possível encontrar os hieróglifos do passado, marca impressionante do Antigo Egito e da sua tradição oral incrível.

 
 

4. VALE DOS REIS

 

Para terminar a visita a Luxor, nada como parar no Vale dos Reis, situado na outra margem do rio Nilo. Era aqui que descansavam os faraós do Império Novo, o último quartel do Antigo Egito. Quando visitamos museus espalhados pelo mundo que exibem orgulhosamente artefactos egípcios, o mais provável é terem sido levados daqui. O Vale dos Reis foi, infelizmente, pilhado ao longo de muitas décadas, mas ainda hoje reflecte toda a sua opulência, com a sua arquitectura monumental. É aí que estão erguidas, por exemplo, as tumbas de Tutancâmon ou de Ramsés III. A melhor forma de visitar o Vale dos Reis é de balão de ar quente. Do ar, a vista sobre o vale é de cortar a respiração e a paisagem com os balões de fundo torna-se ideal para as melhores fotografias das suas férias.

 

5. CAIRO ISLÂMICO

 

Depois da visita às pirâmides, nada como fazer uma paragem na cidade do Cairo. A capital egípcia não se fica apenas pelo seu passado e o seu casco histórico, conhecido como Cairo Islâmico, soube-se adaptar à modernidade e aos dias de hoje. É um caldeirão de influências e de riqueza arquitectónica e cultural árabe. Os seus bazares estão cheios de locais e de turistas, as mesquitas são belíssimas e o choque cultural não podia ser mais inesquecível. Aqui, o destaque vai inteirinho para a chamada Mesquita de Alabastro e a Mesquita do Sultão Hassan e do Sultão Ar-Rifai, que se situam em frente uma da outra.

 

6. MUSEU EGÍPCIO DO CAIRO

 

Para completar a sua visita ao Cairo na sua viagem ao Egito, terá que parar obrigatoriamente no Museu Egípcio. É aqui que repousa a maior colecção do mundo do Antigo Egito, com um acervo de milhares de artefactos, múmias, sarcófagos e outros tesouros da antiguidade. Quem nunca sonhou ver ao vivo e a cores a famosa máscara funerária forjada em ouro maciço do faraó Tutancâmon?

 

 

7. TEMPLO DE HÓRUS

 

Uma viagem para o Egito não se deve ficar apenas pelo Cairo, já que todo o país merece ser visitado. Um dos exemplos é o Templo de Hórus, que se situa na cidade de Edfu, também localizada na margem do rio Nilo. Este é o segundo maior templo de todo o país. Apenas Karnak se situa à sua frente em termos de dimensão. Reza a história que foram mais de duas centenas de anos para ficar concluído. A sua escala é impressionante perante a dimensão humana.

 

8. ABU SIMBEL

 

Apesar de ser considerado Património da Humanidade, pela UNESCO, os templos de Abu Simbel são um dos mais bem guardados tesouros do Egito. Situado a sul, já perto da fronteira com o Sudão, estes templos foram erguidos em tributo ao faraó Ramsés II e à sua esposa Nefertari. Ao contrário de Karnak ou Hórus, estes templos são escavados nas montanhas, com enormes estátuas a enfeitarem as fachadas. Numa manobra de engenharia brutal, os templos de Abu Simbel foram deslocados há alguns anos atrás, de forma a não ficarem submersos após a construção da barragem de Aswan.

 

9. AL-AZHAR

 

Se pretende fugir à confusão e aos pontos mais turísticos, então continue a sua viagem longe do Cairo até ao lado islâmico. Aqui, Al-Azhar é uma paragem obrigatória. Casa da segunda universidade mais antiga do mundo, Al-Azhar é um complexo construído no século X, que tem ainda uma das mais belas mesquitas de todo o Egito. É uma espécie de homenagem luminosa, já que o reflexo do sol torna-o ainda mais belo do que já é.

 

10. RIO NILO

 

O Rio Nilo tem uma presença fundamental na história do Egito, incluindo na antiguidade. Por isso, é impossível não lhe prestar atenção. Descer o Nilo num cruzeiro é a última atração obrigatória de quem visita o país, tanto pelo potencial turístico, como pelo peso simbólico. Na viagem, irá avistar as margens ricas do Egito, com os seus animais, vales e templos magníficos. Existem várias rotas à disposição, que podem ir de 2 a 7 dias, consoante o tempo que desejar de acordo com a duração da sua estadia.

 

Fotos cedidas pela Memphis Tours.

 

Da Redação
[email protected]

 
Imprimir