Cidadeverde.com

Teresina concentra mais de 70% do número de médicos do Piauí, diz CRM

Imprimir

Foto: Karina Zambrana/MS

O Piauí possui 5.130 médicos ativos no Conselho Regional de Medicina (CRM), o que dá uma média de 1,57 profissionais por 1.000 habitantes. Os dados constam na demografia médica 2019, divulgada nesta quinta-feira (26) pelo CRM. O índice registrado no estado é ligeiramente maior que o de 2018, quando o Piauí tinha 1,20 médico por mil habitantes. Teresina concentra mais de 70% da atividade.

O Piauí ainda está abaixo da média nacional que é de 2,18 médico para cada grupo de mil habitantes, segundo dados do ano passado, no entanto, está acima do que estipula a Organização Mundial de Saúde (OMS).

“A Organização Mundial de Saúde estima que o ideal é que tenhamos um médico para cada mil habitantes. A gente está em uma média boa, não é nada de mais e nem de menos”, disse a presidente ao Cidadeverde.com.

Na prática, são 5.130 médicos para uma população de 3.273.227 habitantes. 

A especialidade que lidera em números de profissionais no Piauí é a ginecologia e obstetrícia com 330 profissionais. Em seguida vem cirurgia geral (301), clínica médica (268) pediatria (261) e oftalmologia (182).

Apesar de estar acima da média prevista pela OMS, o Piauí registra uma grande desigualdade na distribuição de seus médicos. Os dados do CRM mostram que 76,9% dos profissionais que estão na ativa atuam em Teresina. São 3.944 profissionais. A proporção por cada mil habitantes chega a 4,56%, bem acima da média nacional.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: médicos