Cidadeverde.com

Poeta Dário P. Castro lança livro de sonetos na Academia Piauiense de Letras

Imprimir

O poeta, escritor e compositor Dário P. Castro lança amanhã (28) seu novo livro, Sonetos Infames. A obra faz parte da Coleção Século XXI, editada pela Academia Piauiense de Letras (APL). O lançamento, aberto ao público, acontece na APL, às 10h.

No livro o autor reúne sonetos alexandrinos e decassílabos heroicos numa proposta transgressora, que questiona a estética romântica, ovaciona o papel da arte na transformação do homem e do mundo e aborda temas sociais atuais, como questões de gênero, preconceito, intolerância religiosa.

Dário é jornalista com mestrado em Media, Culture and Society, pelo departamento de sociologia da Universidade de Essex, no Reino Unido. A paixão por filosofia e a formação em sociologia são influências claras na sua mais recente obra.

O soneto, segundo o autor, é sua forma poética preferida. “O soneto foi abandonado, tratado como coisa estática, sem sentimento. Muitos literatos abraçam a poesia moderna como conceito de liberdade plena, já que vêem no soneto um freio para a liberdade dos versos. Eu não vejo assim.”, comenta.

Em “Sonetos Infames” Dário adiciona elementos estranhos ao soneto sem que desvirtue a sua forma, métrica e rimas. “ Tem aí um soneto de cabeça para baixo, outro que você precisa de um espelho para ler por completo, alguns com rimas internas que podem rearranjar toda a forma do poema e também uma fábula escrita em 10 sonetos. Tem um soneto em que todas as palavras começam com a letra ‘P’. Eu tento desafiar a norma estética tanto na forma como no conteúdo e mostrar como entortar todas regras sem precisar quebrar nenhuma”, ressalta.  

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais