Cidadeverde.com

Governo Federal irá lançar campanha para prevenir suicídio em Teresina

Imprimir

Foto: Reprodução Ministério da Saúde

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, em parceria com a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, irá lançar a campanha “Acolha a Vida”, na segunda-feira (30), das 8h às 12h, no Hotel Blue Tree, centro Sul da capital. O objetivo é disseminar informações sobre prevenção do suicídio e automutilação, especialmente entre crianças, adolescentes e jovens, para que a população possa saber como agir diante desses casos.

O evento será aberto ao público e direcionado para profissionais de saúde, professores, líderes comunitários e religiosos, conselheiros tutelares, assistência social e segurança. A solenidade de abertura contará com a presença da Secretária Nacional da Família, Dra. Ângela Gandra, de um especialista e autoridades locais. Em seguida, está previsto curso de capacitação sobre os fatores de risco e de prevenção do suicídio.

As taxas de suicídio no Piauí evidenciam um grave problema de saúde pública e ações de prevenção são fundamentais. “Nesse momento, estamos construindo o plano de prevenção ao suicídio, fortalecendo a rede de saúde mental. Através de capacitações como essa, queremos também divulgar a nossa rede de tratamento gratuito, como o Provida, as Unidade Básicas de Saúde e os CAPS de Teresina”, ressalta o presidente da FMS, Charles Silveira.

De acordo com Luanna Bueno, gerente de saúde mental da FMS, o tema abordado é relevante, já que é importante realizar o manejo adequado e precoce dos casos, cujos primeiros sinais podem aparecer na infância e adolescência. “Todos podem contribuir com a prevenção do suicídio. A sociedade tem que se apropriar dessas informações para também dá apoio nessa causa de valorização da vida”, comenta.

Além do CVV (número 188) outros locais oferecem atendimento psicológico gratuito ou de baixo custo. Confira abaixo lista com números de telefone e endereços de locais que oferecem consultas e tratamentos. Para casos mais graves como surtos, o SAMU pode ser acionado pelo 190 e para casos mais leves, a população pode buscar apoio e orientação nos postos de saúde de toda a cidade.

- Clínica Escola de Psicologia
Universidade Estadual do Piauí: (86) 3233 3919

- Clínica Escola de Psicologia
Faespi: (86) 3303 3844

- Clínica Escola de Psicologia
Faculdade Santo Agostinho: (86) 3234 5540

- Clínica Escola de Psicologia
Facid: (86) 3216 7934

- Atendimento SUS
Hospital Areolino de Abreu: (86) 3233-2959

- Atendimento SUS
Hospital do Mocambinho: (86) 3216-3684

- Atendimento SUS
Provida no Hospital Lineu Araújo: (86) 3215-9131

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais