Cidadeverde.com

Mais de 350 pessoas foram atendidas por neurologistas em Teresina

Imprimir

Foto: Ascom/FMS

Mais de 350 pessoas foram atendidas neste sábado (28) por médicos neurologistas, durante o mutirão de consultas especializadas, no Centro de Saúde Lineu Araújo. A ação faz parte do programa “Teresina The Atende”, iniciativa da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, com o objetivo de agilizar atendimento em especialidades que possuem demanda grande e crescente.

Os mutirões do programa “Teresina The Atende” são direcionados ao atendimento de pessoas que aguardam em fila de espera eletrônica por consultas e exames especializados. Elas são convocadas por telefone, pela FMS, e é importante que, diante da confirmação de ida ao local do mutirão, compareçam para receber atendimento. Quando há necessidade, os médicos prescrevem exames para diagnóstico de doenças. 

Neste sábado, além das consultas, foram ofertados exames de eletroencefalograma, tomografia computadorizada e ressonância magnética. “A FMS tem adotado ações estratégicas como mutirões semanais e, em breve, irá lançar edital de chamamento público para aumentar a quantidade de prestadores de serviço do SUS. O nosso objetivo é agilizar o atendimento da população”, afirma o presidente da FMS, Charles Silveira.

A dona de casa Eva Rodrigues foi uma das pessoas atendidas no mutirão e aprovou a inciativa. “Essa ação é importante para quem não pode pagar plano. Tenho problemas de saúde e fiquei feliz porque consegui a consulta”. Já a garçonete Keylane Marcia levou o filho de 4 anos para consulta neuropediatra. “O mutirão está sendo bom, foi uma boa oportunidade para o meu filho com hiperatividade receber atendimento”.

A neurologista do Lineu Araújo, Denise Cury, informa quais foram as doenças neurológicas recorrentes durante atendimentos no mutirão de hoje. “As queixas principais foram de pessoas com dores de cabeça e queixas cognitivas, como demência, esquecimento, Alzheimer, Parkinson e, ainda, epilepsia. Com o mutirão, foi possível priorizar os atendimentos e iniciar o tratamento sintomático”.

Denise Cury acrescenta também cuidados preventivos a serem tomados pela população para evitar doenças neurológicas. “Em geral, as pessoas devem manter atividade física regular, ter bons hábitos alimentares e estimular o cérebro, através de leituras, estudos, como de instrumentos e jogos de raciocínio. É importante também controlar o estresse para evitar agravamento de doenças”. 

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais