Cidadeverde.com

"Risco de vida" para o consumidor, diz Imepi sobre produtos apreendidos no Piauí

Imprimir

Fotos: Clebson Lustosa/TV Cidade Verde

O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí destrui nesta segunda-feira (30) centenas de pequenos objetos sem certificação de segurança apreendidos em todo o Piauí. Dentre os materiais estão tomadas e mangueiras de botijão que, segundo especialistas, representam um risco à vida dos consumidores.

Em entrevista à TV Cidade Verde,o diretor-geral do Imepi no Piauí, Maycon Danilo, explica que os produtos estão foram do padrão de qualidade exigido pelas normas nacionais. Por não haver possibilidade de recuperação, devem ser destruídos.

"Sobretudo produtos que causam problemas na área da saúde, que leva as pessoas a risco de vida como tomadas falsificadas, mangueiras de botijão de gás que são fora dos padrões, mangueiras de jardim que são vendidas como se fosse mangueiras de botijão de gás. Temos também brinquedos não certificados porque levam risco às crianças por não estar exposto a faixa etária nem a composição", informou o diretor.

Tomadas que geram faíscas quando utilizadas podem ter sido fabricadas com metais inadequados para uso, gerando risco de choque ou de incêndio.

As empresas e comerciantes autuadas sofrem multa. "Tanto o fabricante como quem está vendendo são penalizados. São multas que variam entre R$ 100 a  R$ 1,5 milhão", informou Maycon Danilo

O Imepi disponibiliza o número da ouvidoria 0800 281 1411 para denúncias em casos de produtos não certificados.

Valmir Macêdo (Com informações de Clebson Lustosa)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais