Cidadeverde.com

Governo Federal lança campanha e promove curso sobre suicídio em Teresina

Imprimir

Foto: Rômulo Piaulino

Nesta segunda-feira (30), mais de 200 pessoas participaram do curso sobre prevenção ao suicídio e à automutilação, realizado pelo Governo Federal, através do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, em parceria com a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina. A iniciativa faz parte da campanha nacional “Acolha a Vida” e aconteceu no Hotel Blue Tree, centro sul da capital.

O suicídio é um grave problema de saúde pública, que pode ocorrer por vários fatores e, segundo a Organização Mundial de Saúde, 90% dos casos estão atrelados a transtornos mentais.  Em Teresina, somente em 2018, os serviços de saúde notificaram 583 casos de violências autoprovocadas, correspondendo a 97,43% tentativas de suicídio e 2,57% automutilações. Desse total, 79% eram do sexo feminino e 21% masculino.

O evento contou com a participação da secretária nacional da família, Dra. Ângela Gandra, do prefeito Firmino Filho, do presidente da FMS, Charles Silveira, da gerente de saúde mental da FMS, Luanna Bueno, de vereadores, além de profissionais de saúde e da sociedade. Após a abertura, foi ofertado curso que abordou fatores de risco e de prevenção do suicídio e automutilação, ministrado pelo psicólogo Dr. Carlos Aragão.

A Secretária Nacional da Família, Dra. Ângela Gandra, relatou que, diante de casos de pessoas com comportamento suicida, é necessário que a família e a sociedade em geral os acolha. “É preciso aguçar o olhar familiar para esse problema, que pode ser patológico. Queremos despertar as famílias para observar a pessoa com comportamento suicida. Perceber, acolher e, em um segundo momento, que deve ser rápido, procurar um profissional de saúde”.

A gerente de saúde mental da FMS, Luanna Bueno, informou que, para contribuir com a prevenção, a população deve se apropriar de informações sobre a temática. “É preciso ter informações, e falar da maneira correta também é uma forma de prevenção,  que envolve não divulgar casos isolados de suicídio para não impulsionar outras pessoas fragilizadas terem a mesma conduta. A prevenção é uma corrente de todos e não só da área da saúde”, pontuou.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais