Cidadeverde.com

Deputado diz que há terrorismo sobre casos de mormo no Piauí

Imprimir

Foto: Yasmim Cunha

O deputado estadual João Mádison (MDB) afirmou, nesta quinta-feira (3), que estão fazendo terrorismo no Piauí em relação aos casos de mormo notificados pela Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi). Até o momento, cinco casos já foram registrados. O último, na cidade de União, a 56 Km de Teresina. O deputado destacou que, num universo de 180 mil cavalos que existem no estado, 5 indícios da doença são considerados poucos.

"Dos cinco, até onde eu sei, apenas 3 foram sacrificados. Os outros dois, o juiz deu uma liminar e que pelo estou sabendo, não seja mormo. Pode aí descer para 3 casos. Num universo de 180 mil cavalos é muito pouco. Lógico que nós temos preocupação e sabemos que isso é prejudicial não só à saúde humana, mas também aos cavalos. Muitos cavalos aí custam R$ 100 mil, R$ 200 mil e você ter que matar o seu cavalo? Isso realmente afeta o patrimônio. Aqui no Piauí nós temos muitas vaquejadas, mas o que eu vejo também é que as pessoas precisam ter um pouco de calma. Há um terrorismo de disseminar uma epidemia de mormo", afirmou em entrevista à TV Cidade Verde.

João Mádison, sem citar nomes, disse que há uma campanha de alguns setores para acabar com o agronegócio do Piauí. "Principalmente as nossas exposições. Eu não tenho nada contra a Adapi, mas esses casos só acontecem ao redor de Teresina? Por qual motivo não se vai para o interior para ver também se não existe? Precisa ir em todo o estado. O Piauí não é só aqui", reclamou.

O parlamentar destacou ainda que todos os exames feitos nos 50 cavalos que estão no parque de exposição Dirceu Arcoverde deram negativo para mormo. "Aí criaram que tinham fechado o parque de exposição. Fechou e o que aconteceu? Foram todos negativos. Vamos ter a nossa exposição a partir do dia 30 de novembro", garantiu.

O mormo é uma doença infectocontagiosa, que atinge equinos e que pode ser transmitida para humanos. Em animais, os sintomas da zoonose são: febre, fraqueza, corrimento viscoso nas narinas e a presença de nódulos subcutâneos, nas mucosas nasais, nos pulmões e gânglios linfáticos. Os sintomas no homem são febre, dores musculares, dor no peito, rigidez muscular e cefaleia. Podem ainda ocorrer lacrimejamento excessivo, sensibilidade à luz e diarreia. O contágio ocorre por meio do contato com o material infectante, como pus, secreção nasal, urina e fezes.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais