Cidadeverde.com

Recursos do Fundef devem combater analfabetismo e reformar escolas, diz secretário

Imprimir

Foto: Caroline Oliveira/Cidadeverde.com

Os mais de R$ 1,6 bilhão que serão investidos no Programa Educar Piauí deverão ser investidos no combate ao analfabetismo e na reforma de unidades da rede estadual. Em entrevista à TV Cidade Verde nesta sexta-feira (4), o secretário estadual de Educação, Ellen Gera, destacou os focos do programa. 

“Redução do índice de anafalbetismo aqui no Piauí que hoje está em torno de 16.6%, tivemos uma queda considerável nas últimas duas décadas mas ainda é um número alto. Tendo o recurso em mãos a gente pode fazer um programa de larga escala e aí já não é um programa não só da rede estadual, já é um programa de estado”, explicou o secretário sobre a participação também da gestão municipal na alfabetização.

O recurso é referente a venda dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

Três eixos serão foco de aplicação dos recursos. Ellen Gera assegura que o primeiro eixo diz respeito a programas pedagógicos de valorização da gestão escolar e formação de profissionais.

“Os recursos não são só para obras e equipamentos, vamos aplicar na parte pedagógica também . Vamos fortalecer a gestão escolar. Vamos trabalhar um programa para dar mais autonomia para que o gestor possa resolver problemas mais emergenciais sem precisar tanto da Secretaria Estadual de Educação”.

Também são eixos investimentos em tecnologia e da infraestrutura, como climatização de unidades e ampliação de escolas de tempo integral; e o desenvolvimento de ações de apoio à rede de ensino, como Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar.

“Tivemos um pico de investimentos em 2016 e 2017 e a gente já precisa fazer um novo ciclo de reformas na rede estadual. É muito importante nesse momento esse recurso por isso, porque a gente consegue antecipar essa agenda e consegue ter um início de 2020 mais tranquila e mais adequada”, contou Gera.

O programa do governo foi lançado nesta quinta-feira (4), com a presença do secretário do Tribunal de Contas da União (TCU), Luís Xavier Passos.

 

Valmir Macêdo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais