Cidadeverde.com

Cinco métodos de acupuntura para acabar com dores no pescoço

Imprimir

Provavelmente você já ouviu falar de acupuntura. Presente até mesmo em grandes clássicos do cinema, a tradicional terapia chinesa tem muitos adeptos ao longo do mundo, e muitos profissionais atestam seus benefícios no tratamento principalmente de reclamações comuns à muitas pessoas, como a dor no pescoço.

O que poucas pessoas sabem, contudo, é que a acupuntura vai muito além de espetar agulhas especiais ao longo do corpo. Conheça outras modalidades da prática e como elas podem ser eficazes no tratamento de dores e tensões musculares.

 

 

Acupuntura clássica

A mais conhecida, realizada através da aplicação de agulhas em locais específicos do corpo, a acupuntura clássica traz benefícios que vão desde o alívio imediato de dores por meio da liberação de hormônios até a recuperação de áreas lesionadas, por meio de estímulo do fluxo sanguíneo, que atua na redução e controle de inflamações.

 

Moxabustão

Consiste em ativar pontos do corpo por meio da aproximação da extremidade em brasas de um pequeno bastão feito de ervas, com propriedades curativas, chamado moxa.

A indução de calor auxilia no aumento do fluxo de sangue e em consequente ação anti inflamatória. Os vapores obtidos através da queima do bastão também tem propriedades analgésicas.

 

Cupping

A terapia com ventosas é utilizada de forma a causar pressão em sentido contrário. Ao passo que a acupuntura pressiona a pele de fora para dentro, as ventosas têm a função de “pressionar” os pontos do corpo de dentro para fora.

Frequentemente utilizadas para dores na região das costas e nuca, as ventosas são pequenos bulbos de vidro que são aquecidos e posteriormente colocados sobre a pele, gerando sucção.

Acredita-se que esta sucção redirecione os fluxos de energia dentro do corpo. O fluxo sanguíneo, gerado pela intensidade do processo leva glóbulos vermelhos a locais inflamados, agindo na melhora geral do quadro.

 

Acupuntura auricular

Esta modalidade de acupuntura trabalha com os inúmeros pontos de pressão dentro das orelhas e com a aplicação de micro agulhas para ativá-los. Para a medicina chinesa, o corpo está totalmente interligado por diversos canais de energia.

A ativação destes canais de energia para a melhora de quadros clínicos não precisa acontecer de forma pontual. Isto é, as agulhas não precisam necessariamente ser aplicadas no local em que está o problema a ser tratado.

A premissa da acupuntura auricular é ativar pontos relacionados a órgãos internos, atuando no equilíbrio energético.

 

Acupuntura por pressão

Menos intensa que a acupuntura clássica, esta modalidade age nos mesmo pontos, porém, por meio da pressão dos dedos do acupunturista.

Seu uso está mais relacionado ao tratamento de quadros leves, normalmente relacionados com dores do lado esquerdo ou direito do pescoço, lesões por má postura ou tensão muscular. Também é bastante usada no tratamento de bebês e crianças.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais