Cidadeverde.com

Com 230 grávidas diagnosticada com sífilis, FMS lança plano de enfrentamento

Imprimir

Foto: Divulgação FMS

Somente no primeiro semestre desse ano, cerca de 230 gestantes foram diagnosticadas com sífilis em Teresina. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) iniciou plano para enfrentamento da doença, uma infecção sexualmente transmissível que tem cura, mas que, se não tratada precocemente, pode comprometer diversos órgãos ou mesmo levar a óbito. 

O plano prevê palestras e testes rápidos. Nos casos em que o resultado der positivo, o tratamento deve ser promovido rapidamente, cuja possibilidade de reação alérgica é quase nula. A doença é silenciosa e pode ser readquirida se não forem tomados os devidos cuidados.

“Se uma gestante só descobre que tem sífilis na hora do parto, por exemplo, as consequências podem ser negativas para o bebê e ele pode ficar um tempo internado. Os malefícios decorrentes dessa doença secular no Brasil são inúmeros. Precisamos sensibilizar os profissionais e a população para a importância de realizar o diagnóstico e o tratamento em tempo hábil”, ressalta o presidente da FMS, Charles Silveira.

É fundamental tratar a gestante diagnosticada com sífilis e registrar na caderneta de pré-natal. “Cada semana que ela fica sem tratamento é mais tempo de exposição e risco ao bebê. Nesse caso, as complicações ao feto podem ser inúmeras, como comprometimentos neurológicos, ósseos, cardíacos, parto prematuro, aborto e natimorto”, explica Alana Niége, chefe do Núcleo de Infecções Sexualmente Transmissíveis da FMS.

Onde diagnosticar e tratar da Sífilis.

A população pode se dirigir para a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência para realizar exame/teste rápido da sífilis. Outra opção é ir ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), sendo o local específico para realizar testes rápidos, que fica na Av. 24 de Janeiro, nº 124 e funciona de segunda a sexta-feira. Se o resultado der positivo, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível e pode ser feito na própria UBS.

Da Redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais