Cidadeverde.com

HUT adquire manequim de PVC com traumas e feridas para treinamento

Imprimir

Foto: Ascom

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT), gerido pela Fundação Municipal de Saúde, adquiriu essa semana um manequim confeccionado em PVC e resina siliconada. Batizado pela equipe de saúde do Hospital como Aristeu (Deus grego da cura), o manequim possui traumas, feridas e órgãos, e será utilizado para demonstrar os principais manejos, técnicas de cuidados e procedimentos com um paciente traumatizado em um leito. O investimento feito pela Prefeitura de Teresina foi de R$ 8.400.

A chefe do Núcleo de Educação Continuada do HUT, Marilene Siqueira, disse que com o manequim é possível simular várias situações durante os treinamentos. “O tempo é um fator importante quando se trata de atendimento de urgência e emergência. O treinamento utilizando um manequim com essas especificações ajuda os profissionais de saúde a simular o atendimento. Assim, nas situações reais, as decisões são tomadas com mais propriedade e agilidade”, explicou Marilene.

Lenier Braga, chefe do Núcleo de Segurança do Paciente do HUT, explicou que o manequim também ajudará no desenvolvimento prático dos treinamentos dos Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) da instituição. “Com o manequim, poderemos treinar nossas equipes para realizar com segurança diversos procedimentos como: passagem de cateteres enterais e vesicais, curativos, manejo de ostomias e dispositivos médicos. Tudo de forma padronizada para garantir a segurança do paciente”, destacou Lenier.

Da redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais