Cidadeverde.com
Geral

Deputada Lucy denuncia abandono de livros novos em obra parada

Imprimir

Foto: Ascom

A obra de reforma do Centro Estadual de Tempo Integral Joca Vieira está parada desde 2018. Durante visita no prédio do Centro Estadual de Tempo Integral Professor Joca Vieira, localizado no bairro Noivos, zona leste de Teresina, nesta segunda-feira (21), a deputada estadual Lucy Soares (Progressistas) constatou que há dezenas de livros novos abandonados no local. Primeiramente, a vistoria da deputada foi motivada pelas notícias de paralisação da obra de reforma da escola. 

Iniciada em maio de 2018, com previsão de término em 240 dias e orçamento no valor de R$ 827.317,66, atualmente as obras estão paradas. Sem previsão de quando poderão retornar ao CETI Joca Vieira, os alunos, professores e equipe administrativa da escola encontram-se na Unidade Escolar Demerval Lobão, que não possui estrutura adequada para receber os estudantes.

Além do abandonado das obras, Lucy Soares definiu como absurda a situação em que foram deixados para trás livros novos, seminovos e cadeiras escolares em bom estado de conservação. O material didático em desuso encontra-se nas salas inacabadas, empoeirado, sem nenhuma proteção que impeça o desgaste. 

“Verificamos que há uma grande quantidade de livros e cadeiras que ainda podem ser reutilizados. Diante da situação, aproveito a oportunidade para convidar o secretário estadual de educação, Ellen Gera, para visitar a escola e ver de perto a real situação em que ela se encontra”, diz.

A cobrança pela conclusão da reforma da escola, que é considerada uma das melhores da capital, com nota 3,6 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017, teve início em novembro de 2018 quando os alunos resolveram fazer manifestações e comunicar à imprensa a lentidão da obra. Na época, a secretaria estadual de educação informou que paralisação dos serviços aconteceu em virtude do atraso no pagamento da empresa responsável, mas que o problema estava sanado e a obra seria retomada. No entanto, a reforma continua abandonada.

Seduc responde

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que a obra de reforma do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Professor Joca Vieira será retomada por meio do Programa Educar Piauí, iniciativa que prevê o investimento de aproximadamente R$ 1,6 bilhão em uma série de benefícios para a educação do estado, liberado recentemente pelo STF. A secretaria informa ainda que os livros serão alocados em local apropriado.

Da Redação
Redacao@cidadeverde.com

 

Tags: LucySeduc
Imprimir