Cidadeverde.com

Estudante de 17 anos assume a Prefeitura de Teresina por um dia

Imprimir

Foto:Ascom/PMT

Nesta terça-feira (23), a estudante Auricélia, de 17 anos, foi prefeita de Teresina. Acompanhada do prefeito Firmino Filho, ela começou o dia participando da abertura da audiência pública sobre o Plano de Ordenamento Territorial de Teresina, realizado no Centro de Formação Odilon Nunes. Logo em seguida foi para o Palácio da Cidade, onde acompanhou mais da agenda do gestor.

Para o prefeito Firmino Filho, a ação Meninas Ocupam é uma iniciativa bonita, simbólica e importante. “Precisamos mudar essa cultura machista que desrespeita os direitos das mulheres, possibilitando mais oportunidade a elas, e esse é um desafio que essa geração tem que enfrentar. Essa ação é bastante importante, pois possibilita meninas ocuparem postos de deputadas, vereadoras, prefeitas, dentre muitos outros. Isso mostra que elas podem ocupar o espaço que quiserem”, pontuou.

Auricélia avaliou a experiência que marcou sua vida. “Esse foi um momento que vou levar para sempre. Me senti honrada e bastante feliz em poder representar as meninas da minha idade e da minha comunidade, ocupando uma função muito importante, como a de prefeita. Serei multiplicadora dessa experiência maravilhosa e espero, com isso, despertar o interesse também de outras meninas pela política, pois ainda é bem pequeno o número de mulheres participando desse meio”, afirmou.

A estudante confessa que em alguns momentos de sua vida teve que conviver com diversas inseguranças, pois era uma menina retraída e tímida e que, às vezes, chegava a duvidar de si. Mas com o auxílio do projeto que participa e que é idealizado pela Plan, passou a mostrar a sua voz, como menina, e ver que o seu destino dependia exclusivamente de sua determinação.
“Com o tempo fui deixando a insegurança de lado e tendo a consciência de que o meu futuro seria exclusivamente moldado por mim. Sou uma menina que sonha, mas ao mesmo tempo mantém os pés firmes no chão, assim vou nutrindo a sabedoria do que preciso para chegar onde quero”, finalizou.

Neste ano, 22 meninas com idades que variam entre 13 e 19 anos estão ocupando lugares de destaque como os de gestoras de secretarias do município, mídias (tv, rádio e digital influencer), gestores estaduais, além de funções como o de vereadora e deputada estadual. A ideia da ocupação de cargos faz parte da Campanha Meninas Ocupam, criada em 2016, pela ONG Plan International, e executada em Teresina em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas Para Mulheres (SMPM).

“O objetivo da ação é despertar a atenção para os direitos das meninas, proporcionando que elas conheçam o seu potencial, saibam de seus direitos e que contribuam para a diminuição da discriminação de gênero”, explicou a secretária Macilane Gomes.

Atualmente, o movimento de ocupação de cargos se espalha por 72 países. No Brasil, a Plan funciona em Teresina, São Paulo, Bahia e no Maranhão.

 

[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais