Cidadeverde.com

Ronaldinho Gaúcho recupera passaporte e vai a Israel para amistoso

Imprimir

O empresário carioca Mauro Rozenszajn, 37, respira aliviado às vésperas de um evento esportivo que planeja há mais de um ano. Depois de meses de incerteza, ele enfim teve a confirmação de que contará com a presença de Ronaldinho Gaúcho no "Shalom Game".

O amistoso em prol da paz terá a participação dele e de outros ex-jogadores brasileiros: Kaká, Bebeto, Roberto Carlos, Rivaldo, Cafu, Emerson e César Sampaio são alguns dos escalados. Eles vão jogar contra ex-ídolos do futebol israelense em partida que acontecerá nesta terça-feira (29), em Haifa (norte de Israel).

Ronaldinho desembarcou no país nesta segunda (28) para o primeiro grande evento fora do continente após ter recebido de volta seu passaporte. Há duas semanas, participou de um jogo amistoso na Colômbia, país que não exige esse documento para a entrada de visitantes brasileiros.

Neste mês, ele teve que pagar uma multa ambiental de R$ 6 milhões para reaver o documento. Só assim conseguiu embarcar para Miami, onde tem imóveis e negócios, e em seguida para Israel.

"Estou voltando à minha rotina, né? Tive um problema com o passaporte. Então, estou feliz de poder voltar a viajar", afirmou rapidamente à Folha de S.Paulo ao desembarcar em em Tel Aviv.

O passaporte havia sido apreendido em janeiro, depois que a Justiça do Rio Grande do Sul moveu ação contra o ex-jogador, em 2015, por danos ambientais. "A gente ficou preocupado, mas estávamos monitorando desde o início. 

Sempre acreditamos que tudo iria se resolver e que ele viria. Acreditamos que ele estava fazendo o necessário, do lado dele", diz Rozenszajn, acrescentando que, apesar da dúvida quanto à presença do ex-atleta, nunca tirou o nome de Ronaldinho Gaúcho do site e das campanhas promocionais do evento.

A multa era, inicialmente, de R$ 8,5 milhões, mas o valor foi diminuído em acordo feito no início de outubro. Ronaldinho e seu irmão, o empresário Roberto Assis Moreira, foram condenados em 2015 pela construção ilegal de um trapiche, uma plataforma de pesca e atracadouro, na orla do rio Guaíba, em Porto Alegre, sem licenciamento ambiental.

Desde a apreensão do passaporte, Ronaldinho não viajava para o exterior, deixando de cumprir com sua agenda de compromissos internacionais.

Mauro Rozenszajn dirige a Ronaldinho Soccer Academy em Israel, uma escolinha de futebol com o nome do jogador brasileiro com filiais pelo mundo. Também por isso, a presença do parceiro empresarial no país era importante. Ronaldinho esteve no país em abril de 2018 para o lançamento da escolinha.

"Temos aqui a Ronaldinho Soccer Academy. Mas não é só por isso que queríamos que ele viesse. O israelenses gostam muito da figura do Ronaldinho. Fomos até o fim nessa história de trazê-lo", diz Rozenszajn.

Apesar da suspensão do passaporte, Ronaldinho Gaúcho foi anunciado em setembro como "embaixador do turismo brasileiro" pela Embratur. Sua função -simbólica e sem remuneração- é parte de um programa para divulgar locais turísticos do Brasil pelo mundo.

Dentre as ações previstas pelo órgão com ex-jogador está a criação de um reality show chamado "Rei do Rolê". Outros 14 convidados também foram nomeados pela Embratur, entre eles Amado Batista, Renzo Gracie e a dupla Bruno e Marrone.

Ronaldinho, que se filiou em março de 2018 ao partido Republicanos, foi uma das celebridades esportivas que apoiaram abertamente a campanha de Jair Bolsonaro à Presidência.

Às vésperas do primeiro turno das eleições, ele postou uma foto com uma camisa da seleção e o número 17 com a legenda: "por um Brasil melhor, desejo paz, segurança e alguém que nos devolva a alegria".

Diante da repercussão, ele não se manifestou antes do segundo turno. Em junho, o jogador almoçou com Bolsonaro no Palácio do Planalto, em evento divulgado na sua conta no Instagram.

DANIELA KRESCH
TEL AVIV, ISRAEL (FOLHAPRESS) 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais