Cidadeverde.com

Criança de 9 anos aciona o SAMU para atender o seu pai em Teresina

Imprimir

Foto: Divulgação/FMS

Uma criança de 9 anos de idade ligou para o 192 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para comunicar que o seu pai Francisco de Assis, de 56 anos, estava passando mal, neste último sábado (26). A equipe ficou comovida com o caso, que aconteceu no bairro Dirceu em Teresina, e logo após a ligação, uma ambulância básica foi deslocada ao local.

Durante o telefonema, a telefonista do SAMU Henarcy Oliveira relata que a criança demonstrou preocupação, mas conseguiu repassar as informações essenciais. “Ela disse que o pai estava sentindo muita dor por conta de cólica renal e repassou o endereço completo da sua residência e, minutos depois, ligou novamente para perguntar se a ambulância já estava indo para socorrê-lo”.

Henarcy Oliveira conta que, como o paciente não estava desacordado, pediu que ele mesmo descrevesse o seu quadro de saúde ao médico do 192. “Sou telefonista do SAMU há 15 anos e já atendi ligação de crianças tentando passar trote ao órgão. Então fiquei emocionada com essa menina que fez uso correto do serviço e conseguiu ajudar o seu pai. Para mim, ela é exemplo de cidadania”.

“Na minha casa, moro só eu e a minha filha, há cinco anos. Procuro ensiná-la da melhor forma possível. No sábado, tive uma crise renal, estava me contorcendo de dor e não estava em sã consciência para captar o que ela estava fazendo. Mas ela ligou para o 192, para os irmãos e ficou do meu lado até a ambulância chegar. Foi um ato muito louvável”, relata o senhor Francisco de Assis, após ter o seu quadro de saúde estabilizado.

Segundo o diretor médico do SAMU, José Ivaldo, os adultos devem ensinar as crianças para que servem os serviços de urgência e os telefones para acioná-los. “Esse conhecimento pode contribuir para salvar vidas. Sugerimos ainda que a população coloque um lembrete na geladeira com os telefones dos serviços de urgência (SAMU, Corpo de Bombeiro e Polícia), não só o do botijão de gás”.

  O SAMU é um programa do Governo Federal, administrado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, e que presta socorro em caso de urgência clínica, obstétrica, traumática e psiquiátrica. Para acionar o serviço, a população liga para o 192. O seu primeiro contato é com telefonistas e, em seguida, a ligação é repassada para médicos, que podem fazer apenas orientações ou liberar ambulâncias ao local.

 

Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: samuteresina