Cidadeverde.com

Comissão aprova nome de Esperança Garcia no livro de heroínas da Pátria

Imprimir

Foto: Câmara dos Deputados

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou a proposta de incluir o nome de Esperança Garcia no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.

O projeto de lei (PL 3772/2019) é da deputada federal Margarete Coelho (Progressistas).  

A Esperança Garcia foi uma escrava que viveu no Piauí e teve reconhecimento pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) como a primeira advogada piauiense. Ela foi educada pelos padres jesuítas e levada à força da Fazenda Algodões, perto de Floriano, para uma fazenda em Nazaré do Piauí. Em 6 de setembro de 1770, Esperança Garcia dirigiu uma petição ao Presidente da Província de São José do Piauí, Gonçalo Lourenço Botelho de Castro, denunciando os maus-tratos que era vítima e a separação do marido e dos filhos. 

A Comissão de Cultura é presidida pela deputada federal, Benedita da Silva (PT/RJ). 

Com aprovação, o projeto segue para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e depois para votação no plenário.

“Emitimos parecer favorável à presente proposição, ao tempo em que parabenizamos a deputada Margarete Coelho por ter trazido ao conhecimento do Parlamento a história de vida de Esperança Garcia, na sua luta e resistência à escravidão e pelo resgate da dignidade humana”, destacou Benedita da Silva.

Margarete Coelho destacou que ao longo de quase quatro séculos a escravidão balizou as relações humanas, sociais, políticas, econômicas e culturais do país. 

“Essa situação foi uma das mais nefastas características da formação histórica brasileira. Os ecos desse passado de inaceitável injustiça repercutem, ainda hoje, na sociedade”, afirmou Margarete Coelho.

Dentre os nomes que já se encontram inscritos no Panteão da Pátria estão: Zumbi dos Palmares , Dandara, Francisco José do Nascimento – o “Dragão do Mar”, Luiz Gama e Luíza Mahin.

 

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais