Cidadeverde.com

Prefeitura está tranquila em investimentos, diz secretário de Planejamento

Imprimir

Apesar de registrar uma queda nos investimentos de 24,9% em 2018, Teresina está "tranquila" quando o assunto são obras estruturantes. Quem garante é o secretário de planejamento do município, José João Braga. Segundo ele, valores contratuais da capital sempre estão aumentando.

"A Prefeitura de Teresina está tranquila em termos de investimentos. Os valores contratuais que nós temos sempre estão aumentando. Recentemente fizemos um acordo de empréstimo com o CAF e conguimos algumas obras via governo federal. O valor aplicado, do que está previsto, depende muito da burocracia. Estamos com uma licitação de uma galeria no Portal da Alegria, de 70 milhões de reais, que iniciou no começo do ano, a gente esperava que essa obra estivesse em andamento no verão, mas por questões burocráticas não andou. Por isso existe uma flutuação de valor previsto e o executado", explicou o gestor em entrevista à  TV Cidade Verde.

Segundo o levantamento Multi Cidades – Finanças dos Municípios do Brasil, divulgado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em 2017, a capital do Piauí realizou R$ 313.1 milhões em investimentos. No ano de 2018, o valor  registrado ficou em R$ 234.5 milhões. Em contrapartida, José João Braga afirma que Teresina é a capital que mais investe em obras por habitante.

"Mesmo Teresina caindo um pouco do gasto de investimento entre 2017 e 2018, nós permanecemos ainda como a capital de maior investimento per capito. O que determina mesmo é o investimento per capito. Investimos 272 reais por cada habitantes de Teresina. A capital que anda mais perto de Teresina é Recife com 172. Fortaleza investe 157 e São Luis 84 reais", disse o secretário.

Foto: Reprodução/TV Cidade Verde

O resultado divulgado pela FNP é a compilação de dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e do IBGE, com análise dos principais itens da receita e despesa municipal, onde estão ISS, IPTU, ICMS, FPM, despesas com pessoal, investimento, dívida, indicadores de saúde e desempenho na educação.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais