Cidadeverde.com

Governo do Piauí estuda elaboração de projetos voltados para a preservação ambiental

Imprimir

Foto:RobertaAline/CidadeVerde.com

O Governo do Estado está organizando um grupo de trabalho, a partir das agendas da Pan Amazônia, realizadas durante visitas dos governadores da região Amazônica pré-Amazônica à Roma, na Itália, para a elaboração de projetos que visem garantir investimentos para a preservação ambiental, em especial aqueles que envolvam as comunidades residentes nas proximidades de parques e áreas preservação ambiental. O tema foi discutido em reunião, no escritório da residência oficial do governador, com a participação da secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sádia Castro e diretores dos demais órgãos responsáveis.

De acordo com o chefe do executivo estadual, por fazer parte da pré-Amazônia e por possuir territórios como o Parque das Nascentes do Parnaíba, considerado parte da Amazônia Legal, o Piauí deve assumir o compromisso de preservação dessa vegetação nativa. “Esse trabalho vai ser importante para o combate a incêndios reflorestamento e a preservação em geral”, disse.

Os projetos devem conter as diretrizes reafirmadas durante o Sínodo da Amazônia e que também se alinham ao Acordo de Paris, documento de cooperação internacional de preservação do meio ambiente e de combate aos efeitos do aquecimento global, do qual o Piauí faz parte. Os projetos devem ser apresentados já no próximo dia 06 de novembro, durante o Encontro dos Governadores do Nordeste, em Recife, que será uma preparação para a Conferência do Clima, em Madri, entre os dias 02 e 13 de dezembro.

Na oportunidade, o governador também tratou sobre as medidas que estão sendo tomadas para a retirada, em território piauiense, do óleo que atingiu as praias do Nordeste nas últimas semanas. “O Piauí foi um dos estados menos atingido. Mas já são mais de 400Kg de óleo coletados. Agradeço essa integração entre a Semar, o Instituto Chico Mendes, a Capitania dos Portos, o Ibama, pescadores e populares dos quatro municípios que integram o nosso litoral”, comentou.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais