Cidadeverde.com

Alunos fazem intervenção em via para alertar motociclistas sobre o uso do capacete

Imprimir

Foto: Ascom PMT

Uma ação dos alunos da Escola Municipal Roberto Cerqueira Dantas, na zona norte de Teresina, alertou os condutores de veículos que passavam pelas ruas próximas à unidade sobre a importância de obedecer às regras de trânsito. O grupo destacou, principalmente, o uso do capacete para os motociclistas. Uma pesquisa feita na escola aponta que mais de 80% dos familiares não usa capacete.

A atividade faz parte do projeto “Ei, motociclista, cadê teu capacete?”, desenvolvida pelos alunos do 4º ano com a ajuda do professor Francisco Rodrigues. Em sala de aula, discutiram temáticas relacionadas à educação no trânsito e realizaram uma pesquisa para identificar, entre os próprios alunos, quantos dos seus familiares respeitam as normas.

Segundo a pesquisa, mais de 95% dos pais utilizam motocicleta diariamente, mas menos de 20% fazem uso do capacete. Os dados são alarmantes, tendo em vista que o desrespeito à lei é a principal causa de acidentes, levando perigo para condutores, passageiros e pedestres.

“Inclusive, muitos jovens deixam de vir para a aula porque os pais estão acidentados. Decidimos, então, fazer esse momento de conscientização nas ruas próximas, que deve começar de dentro da escola. Os estudantes fizeram panfletagem e transmitiram aos motoristas tudo que aprenderam nos últimos dias”, conta o professor Francisco.

A turma contou com o apoio de agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), que pararam os carros e motos enquanto as crianças faziam a intervenção. A atividade foi de panfletagem e exposição de cartazes em forma de apelo aos motociclistas que passavam sem proteção.

Da Redação 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais