Cidadeverde.com

Câncer de boca é alvo de ação de prevenção junto a comunidade

Imprimir

Segunda maior causa de morte por doença no Brasil, o câncer é um dos grandes desafios da saúde pública na atualidade. O Câncer de boca, por sua vez, já atingiu cerca de 14.700 pessoas no Brasil em 2018 sendo o 5º mais frequente entre os homens de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Visando combater esta patologia por meio do foco na prevenção e diagnóstico precoce, a Faculdade Facid | Wyden está promovendo a III Semana de Combate ao Câncer de Boca. O evento inclui em ações como palestras educativas, realização de exames clínicos, distribuição de material informativo, entrega de material de proteção contra a radiação solar e ainda a realização de biópsias de pacientes com lesões suspeitas a aptos à realização de procedimento cirúrgico. 

A III Semana é promovida pela disciplina de diagnóstico bucal da Facid | Wyden com com apoio da Liga Acadêmica de Cirurgia e Patologia Oral sob orientação das professoras Lara Candido, Dra em Patologia Bucal, e Marcia Borba, Dra em Cirurgia Bucomaxilofacial.

Em sua terceira edição, a Semana de Combate ao Câncer de Boca acontece de 4 a 11 novembro de 2019 em Teresina e cidades do interior, incluindo Ilha Grande do Piauí e São João dos Patos, no Maranhão. 

Segundo a Profa Lara Cândido, o projeto já beneficiou pelo menos 900 pessoas nas edições anteriores e a previsão é que mais de 1000 pessoas sejam impactadas este ano devido o crescimento da ação que tomou uma proporção maior com presença em outras cidades.

Nos últimos dois eventos foram diagnosticados 7 casos de câncer de boca e todos foram encaminhados para atendimento especializado. 

Somente no Centro de Atendimento e Serviços Integrados (CASI) da Faculdade, no serviço de diagnóstico bucal, onde essa triagem ocorre o ano todo, são atendidos cerca de 80 pacientes por semestre e sempre aparecem pacientes com algum tipo de lesão, apesar de nem todas serem necessariamente câncer. 

De acordo com a Profa lara Cândido, o objetivo da ação coletiva de combate ao câncer de boca é contribuir para melhoria da saúde bucal da população do Piauí e ainda para a formação do acadêmico de odontologia com a oportunidade de participar de treinamento teórico e prático sobre o câncer bucal.

PROGRAMAÇÃO


 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais